O relé de sobrecarga compensa automaticamente as mudanças de temperatura ambiente, porque o seu funcionamento depende da temperatura dos seus elementos térmicos. O circuito de comando pode ser testado. O relé térmico pode ser ajustado, dentro de determinada faixa de corrente de acordo com a necessidade.
Relés térmicos de sobrecarga são dispositivos eletromecânicos, baratos, de proteção para o circuito à rede elétrica. Oferecem proteção confiável para motores em caso de sobrecarga ou falha de fase. O relé térmico de sobrecarga pode, em conjunto com contatores, compor uma solução compacta para a partida de motores.
O relé é um interruptor eletromecânico, cuja a movimentação física deste interruptor ocorre quando a corrente elétrica percorre as espiras da bobina do relé, criando assim um campo eletromagnético que por sua vez atrai a alavanca responsável pela mudança do estado dos contatos.
A quantidade de corrente que um relé térmico suporta pode ser ajustada no próprio equipamento através de um disco que é ajustado manualmente. Possui um botão de teste, para identificar se o componente irá funcionar em caso de alguma anomalia.
Tanto que ele tem um ajuste de corrente na sua parte frontal, assim como o relé térmico. Então, a diferença entre o disjuntor motor e o relé térmico, é que o disjuntor motor além de fazer o papel do relé térmico, ainda protege o sistema contra curto circuito.
26 curiosidades que você vai gostar
O dispositivo garante a proteção de circuitos e motores contra correntes de sobrecargas e curto-circuitosdotado de disparadores térmicos e magnéticos, que podem ser calibrados em função das caraterísticas da carga, e também é dotado da capacidade de sensibilidade à falta de fase.
Quais os diferentes tipos de relés de proteção? Os relés de proteção podem dividir-se em duas categorias principais: os relés digitais e os relés eletromecânicos. Os relés de proteção digitais, também chamados simplesmente “relés digitais”, são compostos por um sistema eletrónico com microprocessadores.
A maioria dos relés atuais possui um LED que indica se o dispositivo está ligado. Se o LED estiver desligado, mesmo que o relé ou os terminais da bobina estejam sendo alimentado (normalmente A1 e A2), pode-se afirmar seguramente que o relé está danificado.
Os relés devem ser dimensionados de forma que contenham em sua faixa de ajuste a corrente nominal (In) que circula pelo trecho onde está ligado. IMPORTANTE: 1) O relé NÃO deve ser dimensionado com In situado no extremo superior da faixa de ajuste. Pois se o motor tiver um FS>1, o relé não permitirá tal corrente.
Como saber o salário de uma pessoa?
Como ver o abacate está maduro?
Qual o percentil de um bebê de 32 semanas?
Como saber quanto tempo jogo Free Fire?
Qual o tamanho da forma para bolo de 1kg?
Como saber qual o positivo da bateria?
Tem como ver histórico apagado do Instagram?
Qual minha vocação profissional teste?
Como saber o que comprei no Mercado Pago?
Quais doenças que dão na unha?
Como se descobrir na vida profissional?
Como se pega dermatite atópica?
Como ver o abacate está maduro?
Como saber quanto tempo jogo Free Fire?
Tem como ver histórico apagado do Instagram?
Como ter um relacionamento abençoado por Deus?