Erasmus Mundus é um programa de intercâmbio que permite que estudantes europeus possam ir estudar num outro país da União Europeia ou fora da União Europeia e que estudantes de fora da União Europeia possam vir estudar na Europa. Atualmente está integrado ao programa Erasmus +.
ERASMUS é um retroacrónimo que significa European Region Action Scheme for the Mobility of University Students (ou, em português, Esquema de Ação Regional Europeia para a Mobilidade de Estudantes Universitários).
Para estudar no estrangeiro ao abrigo do Erasmus+, os estudantes devem estar matriculados numa instituição de ensino superior, em estudos que conduzam a um grau ou outra qualificação reconhecida de nível terciário. Os estudantes do primeiro ciclo devem estar matriculados, pelo menos, no segundo ano de estudos.
Em termos gerais, o período de estudos numa outra Universidade Europeia pode ter uma duração mínima de 3 (três) meses e máxima de 12 (doze) meses. Existem, porém, algumas áreas de estudo e universidades parceiras onde o intercâmbio tem durações específicas.
É preciso entrar em contato direto com a universidade de sua escolha e manifestar seu interesse. Feito isso, a universidade te informará quais documentos deverão ser fornecidos. Uma vez com os seus documentos em mãos, a universidade mandará o dossiê de candidatura ao Campus France Paris, responsável pela bolsa Eiffel.
Requisitos das bolsas Erasmus Mundus
Os resultados do programa Erasmus+ são publicados sob a forma de relatórios e de estatísticas, bem como através da plataforma de projetos Erasmus+, que abrange a maioria das iniciativas financiadas pelo programa e apresenta uma seleção de boas práticas e de projetos bem sucedidos.
Agora que já sabemos como funciona o programa Erasmus Mundus, vamos dar algumas dicas valiosas sobre como conseguir ser aprovado no processo seletivo. A pesquisa das vagas é a principal e primeira parte para conseguir uma bolsa. Sinceramente, é a parte mais chata do processo, mas imprescindível.
Como se faz a candidatura e quais os apoios? As candidaturas ao Programa Erasmus são feitas através dos serviços das instituições de ensino. Depois da avaliação e de se saber os resultados (seleção ou não dos candidatos), é preciso fazer a inscrição na Universidade de destino.
Atualmente o Erasmus Mundus está mais focado no mestrado, fornecendo aos participantes a possibilidade de fazer um mestrado integral, em vários países, recebendo um diploma reconhecido internacionalmente. Porém, algumas universidades ainda continuam com parcerias para programas de doutorado.
Como escrever a letra Delta no teclado?
Como saber se o carregador da Motorola é original?
Para que serve o intervalo interquartil?
Como digitalizar planilhas ou tabelas impressas e editar no Excel?
Porque o GABA é um neurotransmissor inibitório?
Como saber se meu computador está esquentando muito?
Como ganhar passe de Reide remoto?
Como saber se o PC precisa de mais memória RAM?
Como descobrir se o PC e HD ou SSD?
Como saber se chester está pronto?
Quais são os sinais quando o coleiro começa a entrar na muda?
Como abrir o terminal no netbeans?
Como repor estrogênio e progesterona naturalmente?
Como repor queratina no corpo?
Como interpretar os resultados da eletroforese?
Quanto é 3 décimos de milésimos?
Como reportar um jogador do LoL por ticket?