O diagrama de Venn, também conhecido como diagrama de Venn-Euler, é uma maneira de representar graficamente um conjunto, para isso utilizamos uma linha fechada que não possui auto-intersecção e representamos os elementos do conjunto no interior dessa linha.
Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P ={2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
Sabemos que a intersecção entre dois ou mais conjuntos é constituída pela parte comum a eles, logo, para destacar a intersecção no diagrama de Venn, basta hachurar as partes comuns aos conjuntos.
Representação gráfica de operação entre conjuntos Diagrama de Venn é uma representação gráfica utilizada na matemática para apresentar elementos, propriedades ou problemas de um conjunto.
Como fazer um diagrama
Geralmente, o diagrama de Venn é usado para descrever as interseções definidas (denotadas por uma letra invertida U). Este tipo de diagrama é usado em apresentações científicas e de engenharia, em matemática teórica, em aplicações informáticas e em estatísticas.
Definição de Conjunto Conjunto é uma reunião de elementos, podemos dizer que essa definição é bem primitiva, mas a partir dessa ideia podemos relacionar outras situações. O conjunto universo e o conjunto vazio são tipos especiais de conjuntos. Vazio: não possui elementos e pode ser representado por { } ou Ø.
A representação de um conjunto em extensão é dada escrevendo todos os conjuntos entre chaves ou colchetes e separando-os por vírgula ou ponto e vírgula.
Um pouco da história dos conjuntos numéricos É importante saber como surgiram os conjuntos numéricos. Os primeiros números surgiram da necessidade do homem primitivo de contabilizar as coisas, ou seja, de registrar quantidades. Mais tarde esses números foram chamados de números naturais.
A ideia por trás da representação utilizando o diagrama de Venn para três conjuntos é semelhante à da representação entre dois conjuntos. Nesse sentido, os conjuntos podem ser disjuntos um a um, isto é, não possuem nenhuma intersecção; ou podem ser disjuntos dois a dois, ou seja, somente dois deles possuem intersecção; ou todos possuem intersecção.
Para representação de um conjunto, utilizamos sempre uma letra maiúscula do alfabeto, e os elementos estão sempre entre chaves e são separados por vírgula. Para representar o conjunto dos números pares maiores que 1 e menores que 20, por exemplo, usamos a seguinte notação: P = {2,4,6,8,10,12,14,16,18}.
Caso os dois conjuntos não possuam intersecção, eles recebem o nome de conjuntos disjuntos. Represente, utilizando o diagrama de Venn, os conjuntos A = {a, b, c, d, e, f} e B = {d, e f, g, h, i}. Observe que a intersecção é a parte do diagrama que pertence aos dois conjuntos, assim como na definição.
Como fica um cabelo bem hidratado?
Onde fica o carimbo no Photoshop?
Como fazer um vermelho escuro no cabelo?
Como achar as respostas no site Passei Direto?
Qual a melhor postura para fazer caminhada?
Como saber se minha reclamação foi registrada no Reclame AQUI?
Como faço para comprar e vender ações?
Como ter um day after com cabelo curto?
Como compartilhar citações do Wattpad?
Como montar um canal no YouTube para ganhar dinheiro?
Quanto cobrar por um livro usado?
Como ficar com cabelo comprido?
Como saber quantos E-mails eu recebo por dia?
Por que fazer um perfil no LinkedIn?