A indução eletromagnética ocorre quando a variação de um campo magnético nas proximidades de um condutor causa-lhe o surgimento de uma força eletromotriz induzida. Ela é descrita qualitativa e matematicamente pela lei de Faraday-Lenz.
O fenômeno chamado de indução eletromagnética dita como a interação entre um campo magnético e um circuito elétrico produz uma diferença de potencial elétrico.
O campo magnético pode resultar em uma força eletromagnética quando associado a ímãs. A variação do fluxo magnético resulta de um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores, motores e transformadores de tensão).
Veja a importância do magnetismo na geração de energia. ... A corrente elétrica produzida pelo campo magnético passa através do metal condutor (envoltório fixo) e é conduzida às subestações, que distribuem a eletricidade.
Indução eletromagnética é o fenômeno responsável pelo surgimento de correntes elétricas em materiais condutores imersos em campos magnéticos, quando sujeitos a mudanças no fluxo de campo magnético que os atravessa.
Física
Michael Faraday dedicou muito tempo na realização de pesquisas. Utilizando uma barra de ferro onde havia duas bobinas enroladas, ele percebeu que, ao ligar ou desligar uma das bobinas na bateria, na outra passava uma corrente elétrica, além disso, essa corrente durava pouco tempo, ou seja, desaparecia em instantes.
Em 1831, Michael Faraday descobriu que se a posição entre ímãs e condutor (ou superfície condutora) sofresse diferença durante o passar do tempo era gerada Energia Elétrica (Potencial Elétrico). ... Essa foi a demonstração do primeiro gerador que transforma a energia mecânica em energia elétrica.
Isso se dá porque um fio condutor quando percorrido por uma corrente elétrica, gera em torno de sí um campo magnético, de mesma natureza que daquele de um ímã natural.
Entretanto, o conceito por trás da geração de energia é exatamente esse. A diferença é apenas a forma com que giramos a espira dentro do campo magnético. Por exemplo, nas usinas eólicas, o vento gira a hélice dos aerogeradores que estão atreladas à espira. Já nas hidrelétricas, o movimento da água gira a espira.
As pás da turbina desse eixo são ligadas ao gerador de corrente alternada, levando à geração de eletricidade. Nesse caso, a corrente elétrica produzida é alternada, de sentido variável. Após a produção de energia elétrica nas usinas, ocorre o transporte para os centros de transmissão, que levarão a energia aos consumidores.
O descobrimento da indução eletromagnética levou a uma série de aplicações práticas. Podemos destacar aqui duas das mais importantes: os geradores de corrente alternada e os transformadores. Os geradores são aplicados na geração de energia elétrica, possibilitando a produção de energia em grande escala, como em usinas hidrelétricas.
Alguns exemplos são: elétrica, mecânica, térmica, química e nuclear. A energia elétrica é um bem de extrema importância para nossas vidas cotidianas. Ela é baseada em um conceito simples: a diferença de potencial elétrico entre dois pontos permite o estabelecimento de uma corrente elétrica entre ambos. Tá, mas como esse tipo de energia é gerado?
Qual a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento social e econômico?
Onde a calopsita gosta de carinho?
Como gerar Darf de parcelamento?
Quem tem nome sujo pode ter cartão de crédito Nubank?
Qual faculdade precisa fazer para ser policial rodoviário federal?
Qual o tipo de tabaco mais produzido no Brasil?
Qual o melhor aparelho da academia para perder barriga?
Como funciona a energia solar quando não tem sol?
Como calcular carne cozida por pessoa?
Como funciona o entregador do iFood?
Como tratar fratura do quinto metatarso?
Como entender a viscosidade do óleo?
Como são feitos os livros didáticos?
Pode tomar whisky com energético?
Porque às vezes a mandioca fica amarga?
Como fica o teste de gravidez com sal?
O que acontece se tomar banho depois de comer?
Quais são as atividades das organizações?