O material genético consiste em informações que determinam as características de um indivíduo. Ele contém todas essas informações nos genes, sendo responsáveis pela síntese de proteínas, formação de moléculas, entre outras funções.
Material genético: Tanto as células procariontes quanto as eucariontes possuem cromossomos, que são estruturas formadas por DNA e que carregam a informação genética do indivíduo. Nas células eucariontes, o envelope nuclear está presente e caracteriza-se por ser uma dupla membrana cheia de poros.
A definição do gene é “unidade fundamental física e funcional da hereditariedade, constituída pelo segmento de uma cadeia de DNA responsável por determinar a síntese de uma proteína”.
O DNA (Ácido Desoxirribonucleico) é uma molécula presente no núcleo das células dos seres vivos que carrega toda a informação genética de um organismo.
O DNA fica localizado no núcleo celular, por tanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas. No interior do núcleo é possível encontrar corpos os nucléolos, compostos proteicos, DNA, RNA e os genes nucleares, também denominados de código genético.
Acredita-se que o primeiro material genético tenha sido o RNA, ocorrendo inicialmente em moléculas de RNA autorreplicantes, flutuando em corpos de água. Este período hipotético na evolução da vida celular é conhecido como o mundo do RNA.
Quando falamos em material genético estamos nos referindo aos ácidos nucleicos que codificam os genes. Ele contém todas as informações genéticas que determinam as características de uma vida orgânica. Cada célula possui uma quantidade média considerável de material genético ao longo da sua vida.
As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.
→ Função do DNA Armazenar e transmitir as informações genéticas. Funcionar como molde para a síntese da molécula de RNA. O DNA, portanto, é fundamental para a síntese de proteínas, uma vez que contém as informações que comandam a síntese de RNA, e o RNA coordena a produção desses polipeptídeos (DNA → RNA → Proteína).
Os genes são fragmentos sequenciais do DNA que são responsáveis por codificar informações que determinam a produção de proteínas que atuam na composição das características de cada ser vivo. Eles são apontados como a unidade funcional da hereditariedade.
Quando ocorre a ativação dos genes, há o início da transcrição (formação de moléculas de RNA: ribossômico, transportador e mensageiro ), e em seguida, o processo de tradução ( síntese de proteínas ), maneira pela qual o DNA coordena o metabolismo da célula.
O DNA também é formado por uma cadeia de nucleotídeos que possuem um grupo fosfato, uma pentose (açúcar) e uma base nitrogenada. A pentose do DNA é a desoxirribose, que possui um oxigênio a menos que a ribose.
Os genes dominantes são representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente em heterozigose. Quando o gene alelo está presente mas não se expressa nesse indivíduo, dizemos que se trata de um gene recessivo.
Quais são os tipos de linha de crochê?
Quais são os minerais da areia?
Quantas aulas teóricas pode fazer por dia?
Como colocar traço em cima do número?
Quantas questões acertar para tirar 700 em linguagens?
Qual signo tem mais sorte com dinheiro 2022?
O que faz um assistente virtual?
Quem tem direito a PLR Bradesco 2021?
Quais são as formas verbais do verbo BE no presente?
Qual a importância da avaliação no processo de ensino e aprendizagem?
Qual é o metal mais forte do mundo?
O que acontece se tomar mais de um Amytril?
Como corrigir os desvios posturais?
Por que não acordar sonâmbulo?
A pensao alimenticia e ate quantos anos?