No estômago a comida é misturada a enzimas digestoras e ao suco gástrico. Então, aos poucos o estômago vai liberando a substância produzida, denominada quino. Ela segue para a primeira porção do intestino, ou seja, o duodeno.
O que é Estômago: Faz parte do sistema digestivo, localiza-se precisamente entre o esôfago e o duodeno, e logo acima do intestino. Sua função é pré-digerir e esterilizar os alimentos, para logo seguirem para o intestino.
No sistema digestivo humano, o alimento ingerido percorre vários órgãos, como a boca, a faringe, o esôfago, o estômago, os intestinos delgado e grosso e, por fim, o ânus. Nesse processo, a comida sofre transformações mecânicas e químicas até que esteja preparada para ser absorvida pelas células.
A digestão no ser humano inicia-se na boca com a mastigação e a atividade da amilase, que atua sobre os carboidratos. A massa formada pelo alimento mastigado e insalivado é chamada de bolo alimentar. Por ação da língua, esse bolo é empurrado para a faringe, de onde passa para o esôfago e deste para o intestino.
No estômago, órgão mais representativo do aparelho digestivo, o alimento fica armazenado e sofre a ação das enzimas por um período de duas a quatro horas. Nele, é feita a absorção das proteínas por meio da ação do suco gástrico, uma solução composta de água, sais, ácido clorídrico e enzimas.
Da boca aos estômago Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago. No estômago, onde ocorre produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), em meio ácido (presença de ácido clorídrico), inicia a "quebra" das proteínas.
As paredes são formadas por quatro camadas de tecidos, combinando fortes músculos com um poderoso revestimento que impede que o suco gástrico acabe digerindo o próprio órgão. Quando o intestino delgado recebe o bolo alimentar do estômago – o quimo – é que a tempestade química da digestão se arma de verdade.
Enquanto o intestino delgado participa do processo de absorção de nutrientes, o intestino grosso é a porção do Sistema Digestório responsável pelo importante processo de absorção da água, o que determina a consistência do bolo fecal. Ele constitui a parte final do tubo digestivo e possui rica flora bacteriana.
O estômago funciona como um depósito. À medida que a comida chega, suas paredes se dilatam para acomodar uma maior quantidade de alimento. Assim, a digestão é feita aos poucos, e não de uma só vez.
Como funciona o intestino? Para entender o que seu corpo está dizendo, é importante saber que a comunicação entre o cérebro e os músculos é fundamental para o funcionamento do intestino. Isto ocorre através dos nervos sacrais, que sinalizam ao cérebro para relaxar os músculos do esfíncter.
O estômago, intestino, reto e ânus são um grupo de órgãos, tubos, músculos e nervos que trabalham juntos para processar a comida, absorver seus nutrientes e fluídos e expelir dejetos. Cada um tem seu papel importante no processo da digestão.
É raro encontrar uma pessoa que não tenha problemas com o intestino. Umas se queixam de que é preso demais; outras, de que seu funcionamento é absolutamente imprevisível. A maioria das queixas, porém, vem das mulheres. Grande número delas reclama de intestino preso, ou obstipação intestinal.
Como resgatar pontos do cartão de crédito Caixa?
Como resgatar voucher PS Plus?
Como receber o seguro DPVAT pago a mais?
Como conseguir Código de hearthstone?
Como solicitar pontos retroativos Azul?
Como numerar pilares no CypeCad?
Como fazer para entrar na Escola Militar?
O que é mais importante ser avaliado pelos recrutadores as competências ou as habilidades?
Como usar Osmocolor em madeira?
Porque alguns dias passam mais rápido?
Como passar o tempo no The Sims?
Como passar pano no piso antiderrapante?
Como passar o pano no chão sem ficar manchado?
Como usar um HD externo no Xbox One?
Como colocar sequência de número no AutoCAD?