O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços. O montante do crédito corresponde ao valor a ser abatido do respectivo débito do imposto. Caso o crédito seja maior que o débito, denomina-se "crédito acumulado".
Ocorrendo qualquer dessas situações, a empresa passa a destacar em suas NF-e, o ICMS e o IPI. Assim, a empresa fica sujeita ao recolhimento do ICMS e do IPI pelo RPA, e, consequentemente, à obrigatoriedade de entrega da EFD ICMS.
Os limites são válidos apenas para efeito de recolhimento do ICMS e do ISS. Assim, os Estados cuja participação no PIB seja de até 1% poderão adotar, em seus respectivos territórios, o sublimite de receita bruta anual de R$ 1.800.000,00.
Certamente, uma ME ou EPP enquadrada automaticamente no Simples Nacional, passa a adotar uma tributação simplificada, com isenção do IR, PIS, COFINS, IPI e CSLL Em suma, você deve ficar atento para os cenários que a EPP ultrapasse os limites de Receita Bruta, que seja a Receita Bruta Anual que hoje é de R$ 4.800.000,00.
EFD ICMS: Quem está obrigado à entrega? De acordo com a cláusula terceira do Ajuste SINIEF 2/2009, a EFD ICMS deve ser entregue por todos os contribuintes do ICMS ou do IPI. Atualmente, todas as 26 UFs bem como o DF exigem a entrega da EFD ICMS pelos seus contribuintes.
Como baixar Google Meet no PC grátis?
Como medir diâmetro da bola de Pilates?
Como baixar Disney Plus na Smart TV Panasonic?
Quais os direitos de uma pessoa que é emancipada?
Como saber se preciso tomar lítio?
Como saber porque TED foi devolvida?
Como jogar Among Us por áudio?
Como reconhecer uma pessoa pessimista?
Qual exame se faz para intolerância à lactose?
O que é o Carma de uma pessoa?
Como saber se a pessoa é leal?
Como saber se você quer fazer Direito?
O que é ser uma pessoa ingênua?
O que é bom para encurtamento muscular?