Academia ao ar livre (também abreviada como AAL) são instalações de aparelhos de musculação e exercícios físicos implantados em espaços públicos, como em praças e parques. Constituem uma espécie de playground, porém na maior parte das vezes voltado para o público acima de 12 anos de idade.
Todos os aparelhos de academia para praças públicas mencionados desenvolvem movimentos funcionais, fortalecem grupos musculares, gera um aumento no desempenho físico e na flexibilidade. Ao usufruir dos equipamentos, utiliza-se o peso do próprio corpo para a carga do exercício.
As principais etapas envolvidas para colocar o projeto de academia ao ar livre em prática são as seguintes:
Roberto Nagahama
Academias ao Ar livre ( AAL) No Brasil a primeira Academia ao Ar livre (AAL), também conhecida como Academia da Terceira Idade (ATI) surgiu em meados de 2008, na cidade de Maringá. O criador do projeto foi Roberto Nagahama, que na época era secretário de esportes da prefeitura municipal da cidade.
No ano passado, 260 conjuntos de equipamentos foram doados a 148 cidades. Em 2017 já foram entregues 105 academias para 74 municípios.
Para saúde e bem-estar, a OMS recomenda pelo menos 1 minutos de atividade física de moderada intensidade por semana (ou atividade física vigorosa equivalente) para todos os adultos, e uma média de 60 minutos de atividade física aeróbica moderada por dia para crianças e adolescentes.
Para que servem os aparelhos da academia? Entenda a função dos mais famosos
Como usar a academia ao ar livre
O primeiro passo é levar essa solicitação para o órgão responsável por sua instalação, que pode ser a prefeitura ou a subprefeitura, de acordo com cada cidade. No caso de cidades menores em extensão e número de habitantes, costuma-se entrar em contato diretamente com a prefeitura.
Existem academias que oferecem mais de 20 modalidades de aulas diferentes podendo chegar até a 450 aulas por mês, e assim fica fácil em escolher aulas para seu objetivo. A atividade física vem se tornando uma ferramenta para a saúde e autodesenvolvimento visto todos os benefícios gerados pela sua prática.
Realmente as academias ao ao livre são um convite a se exercitar, equipamentos coloridos, diferentes, despertam nas pessoas no mínimo curiosidade para saber como funcionam. É lúdico, lembram o play-ground, os brinquedos dos parques destinados exclusivamente às crianças.
Ao frequentar uma academia ao ar livre deve-se ter alguns cuidados, como: Beber bastante água ou bebida isotônica caseira tipo Gatorade, no intervalo entre os exercícios para garantir a hidratação. Veja como preparar uma fantástica bebida energética para com mel e limão para beber durante o treino nesse vídeo:
Optar por realizar os exercícios sem o devido acompanhamento pode levar ao desenvolvimento de lesões ortopédicas, como rompimento de ligamentos, estiramentos e tendinites que podem ser evitadas através da boa utilização do equipamento. Os benefícios da prática de exercícios na academia ao ar livre são:
Então podemos dizer que as academias ao ar livre sempre estiveram ali, mas que hoje, mais modernas, mais coloridas, chamam mais a atenção e despertam o interesse na utilização mais do que no passado. Segundo Tubino, no texto que pode ser lido clicando aqui, o Movimento Esporte para Todos teve vários sentidos e interpretações.
Como curar Chikungunya naturalmente?
Como saber o resultado do Enem 2021?
Qual era a proposta de Watson nos estudos sobre o behaviorismo?
O que é rito Sumárissimo no processo trabalhista?
Como acabar com os tiques das crianças?
Como trabalhar o Sítio do Picapau Amarelo?
Como ver o resultado do exame prático do Detran-MG?
Por que os filmes saem do Netflix?
Quais são os tipos de delírio?
Como bloquear o acesso a guia anônima no seu celular?
Como trabalhar na Rappi mercado?
Como trabalhar artes visuais em sala de aula?
Onde encontrar o objeto social de uma empresa?
O que caracteriza mais o ser humano?
Como tratar eclâmpsia em cadelas em casa?
Como curar feridas nas axilas?