A maiêutica socrática consistia num método de sucessivas perguntas pela essência das coisas. Sócrates lançava uma pergunta, o interlocutor respondia-a, Sócrates perguntava novamente sobre um conceito em cima da resposta anterior, e assim por diante.
A ironia socrática era, antes de tudo, o método de perguntar sobre uma coisa em discussão, de delimitar um conceito e, contradizendo-o, refutá-lo. O verbo que originou a palavra (eirein) significa mesmo perguntar.
A segunda etapa do método socrático é conhecida como maiêutica, que significa "parto". Nesse segundo momento, o filósofo continua fazendo perguntas, agora com o objetivo de que o interlocutor chegue a uma conclusão segura sobre o assunto e consiga definir um conceito.
A maiêutica socrática tem como significado “dar à luz”, “dar parto” , “parir” o conhecimento (em grego, μαιευτικη — maieutike — significa “arte de partejar”).
Para Sócrates, somente após a falsidade ser afastada é que a verdade pode emergir. Sendo assim, seu método de investigação é composto por dois momentos: ironia e maiêutica.
Ironia significa simulação. Desta forma a ironia é uma atitude mental de um indivíduo perspicaz e ágil de raciocínio. ... É a ação de dizer uma coisa com o fim de fazer entender outra coisa que é geralmente o seu contrário.
A ironia socrática consiste em perguntar, fingindo desconhecer o assunto (= dúvida fictícia e metódica), com vistas a refutar a tese contrária e preparar a tese verdadeira. A maiêutica de Sócrates conduz o interlocutor a descobrir paulatinamente o conhecimento sobre o objeto de discussão.
Concluindo, o método de Sócrates, é um método que busca desfazer qualquer tipo de equívoco e duvidas método esse que proporciona a atividade dialética. PARA COMPREENDER MAIS…
Sócrates foi o criador do que hoje é chamado de Método Socrático, uma técnica de ensino e investigação, que utiliza uma forma de inquisição dialética.
O princípio da filosofia de Sócrates estava na frase “conhece-te a ti mesmo”. Antes de lançar-se em busca de qualquer verdade, o homem deve antes analisar-se e reconhecer sua própria ignorância. Sócrates inicia sua discussão e conduz seu interlocutor a tal reconhecimento, através do diálogo, que a primeira fase do seu método em busca da verdade.
O principal discípulo de Sócrates, Platão (c. 428-347 a.C.), em sua célebre Alegoria da Caverna (ou Mito da Caverna ), conta a história de um prisioneiro que nasceu acorrentado no fundo de uma caverna como muitos outros. Inconformado com sua condição, esse prisioneiro consegue se libertar, sai da caverna e contempla o mundo exterior.
Qual o valor do Honda Civic 2008 LXS?
O que pode ser luz de injeção acesa?
Qual celular Xiaomi comprar 2022?
Qual o nome da primeira rocha formada?
Como corrigir dados divergentes na Receita Federal?
Porque o uso de AINEs Causa elevação da pressão arterial?
Qual a vitamina boa para neuropatia?
Quais são os tipos de correntes elétricas?
Quais são os tipos de serviços farmacêuticos?
O que significa a palavra recorde em português?
Qual a formulação do adubo Super Simples?
Como transferir fotos do celular para o PC via USB?
Qual o prazo para envio do evento S 2299?