A extensão universitária são cursos de curta duração, com carga horária inferior a 360 horas, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante. Interessados podem encontrar cursos de extensão a distância (EAD) e presenciais. Não é obrigatório ter concluído o curso superior para participar da formação.
Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.
Mas, afinal, o que são essas horas? O nome oficial utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) é atividade complementar, que como o próprio nome já diz, são atividades extras realizadas pelos estudantes fora do período de aulas. Sem a entrega das atividades, os alunos não podem colar grau ou retirar o diploma.
A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.
A pós-graduação propicia um diploma e título ao profissional. Já a extensão universitária tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante em áreas específicas. Por se tratar de temas mais direcionados, sua carga horária é mais curta (duração mínima de 8 horas) e não atribuem certificação profissional.
19 curiosidades que você vai gostar
O que é um projeto de extensão? Trata-se de uma ação processual e contínua de caráter educativo, social e cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado.
O curso de extensão é oferecido pelas universidades como uma oportunidade de formação de curta duração, para complementar a graduação com conteúdos relacionados ao curso, não sendo parte dele obrigatoriamente, inclui atividades práticas, acadêmicas, culturais e outras.
Resumo A extensão universitária possibilita a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes.
As práticas de extensão de uma faculdade são serviços que a instituição oferece para a comunidade externa. Ou seja, professores e estudantes organizam atividades para que a população em geral participe. O planejamento dessas ações parte de necessidades das pessoas e geralmente tem relação com cursos específicos.
Entre eles, podemos citar:Cursos, palestras e conferências;Atividades de ensino a distância;Cursos de férias ou de verão;Colônia de férias;Viagens de estudo;Apresentações culturais (teatro, musicais e feiras);Eventos esportivos;Universidades volantes; e.
Uma forma simples – muitas vezes ignorada pelos alunos – são as atividades internas da própria faculdade que valem como horas complementares. Palestras, participação de exercícios em sala de aula, TCC e outros são também considerados atividades extras.
Continue a leitura e veja algumas maneiras de como conseguir horas complementares.Palestras.Iniciação cientifica.Estágios não curriculares.Busque por eventos estudantis.Curso online com certificado.
Frequente congressos e palestras
Outro jeito de dar um up no currículo e, ao mesmo tempo, conseguir horas complementares é participar de congressos, palestras, workshops e simpósios relacionados com a sua futura área de atuação.
A extensão universitária são cursos de curta duração, com carga horária inferior a 360 horas, que tem como objetivo ampliar os conhecimentos do estudante. ... Os cursos de extensão são voltados a áreas específicas do conhecimento. São mais direcionados, por isso possuem duração média de até três meses.
Curso de extensão é aquele que não faz parte do currículo da graduação. Trata-se de uma atividade complementar e, claro, optativa. Ele permite que o profissional aprenda sobre temas que não foram abordados na graduação, ou se aprofunde em temas que a graduação abordou, mas de maneira superficial.
Os cursos de extensão só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Sabendo disso, você pode ficar tranquilo em relação à credibilidade e qualidade da capacitação. Já os cursos livres não seguem nenhuma exigência e não têm relação com o MEC.
7º São consideradas atividades de extensão as intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estejam vinculadas à formação do estudante, nos termos desta Resolução, e conforme normas institucionais próprias.
O ensino com a extensão aponta para a formação contextualizada às agudas questões da sociedade contemporânea. O ensino com a pesquisa aponta para o verdadeiro domínio dos instrumentos nos quais cada profissão se expressa, em seu próprio processo evolutivo.
A extensão universitária permite aos alunos a possibilidade de colocar em prática o conhecimento aprendido durante a graduação. Dessa forma, é possível ganhar experiência na carreira escolhida, enquanto presta um serviço à sociedade.
O ensino, pesquisa e extensão forma um tripé obrigatório nas universidades e são indissociáveis através do artigo 207 da Constituição de 1998 (BRASIL, 1998). A tríade além de contribuir para a produção universitária, contempla o papel solidário, social e cultural para com a sociedade (MOITA e ANDRADE, 2005).
Percebeu-se que a extensão universitária possui uma função essencial no ensino superior brasileiro principalmente para a formação de uma integração entre a comunidade e a universidade, objetivando, com isso, uma maior transformação de nossa realidade social.
Curso curta duração (8 a 40h), média duração (41 a 70h), longa duração (71 a 120h). Co-orientações não existe no Lattes, incluir em Outras informações. Evento de extensão quando busca atingir a comunidade como um todo e deverá ser incluído na aba EDUCAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA C&T.
Extensão Universitária é a comunicação que se estabelece entre universidade e sociedade visando à produção de conhecimentos e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, através de processos ativos de formação.
Estrutura do projeto de extensão:1 Identificação. 1.1 Título do projeto. ... 2 Caracterização do problema. ... 3 Objetivos. ... 3 Justificativa. ... 4 Metodologia. ... 5 Recursos humanos, físicos, financeiros e equipamentos. ... 6 Cronograma. ... 7 Parcerias.
Qual maior número par de 4 algarismos?
O que são materiais aglomerados?
O que é melhor para emagrecer correr ou caminhar?
O que devo conhecer na Holanda?
O que a leitura nos proporciona?
Como limpar japamala olho de tigre?
O que o tribunal de contas faz?
Quanto tempo demora para consertar um carro batido?
Quais são as normas da ABNT 2021?
Quais são os tipos de resistores que existem no mercado?
Quanto tempo deve durar a soneca da tarde do bebê?
O que são instaladores de drivers?
Onde fica o giro frontal superior?
Como fazer a depreciação de um bem?