Os ímãs são constituídos de dois polos, norte e sul, a força resultante da aproximação dos polos pode ser repulsiva ou de atração. Quando dois objetos com carga se movimentam no mesmo sentido, a força magnética entre eles é de atração. Quando esses objetos com cargas se movimentam em direção oposta, eles se repelem.
Força Magnética
Podemos calcular a intensidade dessa força magnética utilizando a equação a seguir:
Vetor da força magnética A força magnética é uma grandeza vetorial, ou seja, possui módulo, direção e sentido. Assim como o campo magnético e a velocidade.
Método para calcular a força de tração
1) Forças entre dois Ímãs
Assim como a regra do 'aperto' da mão direita, os dedos apontam na direção do campo magnético. O polegar aponta na direção que a carga positiva está movendo. Se a carga que se move é negativa (por exemplo, elétrons), então você precisa inverter a direção do seu polegar, pois a força estará no sentido oposto.
Neste vídeo, derivamos a fórmula F=ILB para determinar a força em um fio condutor de corrente.
Já no interior do solenoide temos um campo magnético (na verdade um campo resultante) praticamente uniforme (o vetor campo magnético é o mesmo em qualquer ponto) e podemos obter sua intensidade pela seguinte relação: B = μ . N . i l , onde N é o número de espiras e l é o comprimento do solenoide.
Força Magnética sobre Cargas Elétricas A força magnética é proporcional ao valor da carga (q), ao módulo do campo magnético (B) e ao módulo da velocidade (v) com que a carga se move.
A força magnética é uma consequência da força eletromagnética, uma das quatro forças fundamentais da natureza, e ocorre pelo movimento de cargas. Dois objetos, contendo carga, se movimentando no mesmo sentido possuem uma força magnética de atração entre eles.
É sempre perpendicular ao vetor campo magnético B. Ou seja, a força magnética é perpendicular ao plano formado pelos vetores v e B. Conhecendo as direções e os sentidos dos vetores v e B podemos determinar a direção do vetor força magnética F m pela chamada regra da mão esquerda. Essa configuração muda de acordo com o sinal que a carga assume.
Como, por hipótese, a força magnética é a única força que atua sobre a carga, então, por inércia, o movimento dentro do campo é retilíneo e uniforme. Nesse caso, a força magnética que atua sobre a carga elétrica tem módulo constante, e sua direção é sempre perpendicular à direção do vetor campo magnético.
Devido à corrente elétrica no fio 1, é gerado um campo magnético B1 na região que se encontra o fio 2. Como os fios são paralelos, todos os pontos do fio 2 estão a uma mesma distância do fio 1 e, portanto, sujeitos a um campo magnético de mesma intensidade. Como resultado, o fio 2 fica sujeito a uma força magnética.
É possível substituir testemunhas previamente arroladas?
Como a política influencia a economia?
O que é manta de subcobertura?
Quando Argentina vai abrir fronteiras?
São características do recurso especial e extraordinário?
Pode-se trabalhar 12 horas por dia?
Quantos km a CG Fan 160 faz com 1 litro?
Pode tomar banho com Brinco de zircônia?
Como é o signo de peixe no amor?
Quais são os Pokémons iniciais de Kanto?
Quais são os ciclos sedimentares?
Qual a Altcoin mais promissora?
Como colocar o iPhone em modo DFU?
Onde está fundamentada a função punitiva?