A doença da descompressão é um distúrbio no qual o nitrogênio dissolvido no sangue e nos tecidos devido a uma pressão elevada forma bolhas quando a pressão diminui. Os sintomas podem incluir fadiga e dor nos músculos e articulações.
A doença da descompressão ocorre quando rápida redução da pressão (p. ex., durante a subida de um mergulho, saída de uma cápsula ou câmara hiperbárica ou subida para altitude) causa gás previamente dissolvido em sangue ou tecidos para formar bolhas nos vasos sanguíneos.
Também pode ocorrer a chamada mal da descompressão respiratória, ou sufocamento. Embora seja pouco comum, é altamente perigosa, uma vez que leva à obstrução dos vasos sanguíneos dos pulmões devido à formação de bolhas gasosas.
“A doença descompressiva resulta da formação de bolhas no sangue ou nos tecidos, e é causada pela eliminação inadequada de gás dissolvido, após um mergulho ou outra forma de exposição hiperbárica.. Qualquer forma de doença descompressiva deve ser tratada com recompressão.”
Dor de cabeça, tonturas, cansaço invulgar ou exaustão. Também erupções na pele, dor nas juntas, formigamento nos braços ou pernas, fraqueza muscular ou paralisia. Em alguns casos, dificuldade respiratória, perda de consciência e até morte.
No entanto, podem ocorrer situações em que essa equalização não ocorre. Estando o pulmão repleto de gás sob pressão, uma ascensão rápida pode fazer com que a pressão intrapulmonar aumente a níveis capazes de produzir dano pulmonar.
Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias. “Para evitar os efeitos da descompressão rápida, o mergulhador deve subir lentamente, fazendo paradas periódicas enquanto sobe.
Quando a compressão e a descompressão são feitas executando-se métodos ou algoritmos idênticos ou bem semelhantes, dizemos que o método de compressão é simétrico. Bons exemplos são os algoritmos de codificação aritmética, ou o método LZW, baseado em dicionários.
Uma descompressão inadequada leva a efeitos tardios, como a destruição óssea, especialmente nos ossos pélvicos e ombro, levando à intensa e persistente incapacidade. Isso é mais comum em trabalhadores que são submetidos ao ar comprido do que em mergulhadores.
Para reverter esse quadro, é preciso fazer uma recompressão imediatamente. Quando se diagnostica uma descompressão, é preciso fazer uma recompressão numa câmara de alta pressão.
Tradicionalmente os métodos de compressão de dados tratam os dados como um fluxo contínuo de dados, em geral visando à transmissão dos dados ou seu armazenamento sequencial. Entretanto métodos mais recentes se aproveitam do fato de que dados próximos uns dos outros podem ser agrupados e processados em conjunto, de forma a aumentar a compressão.
Como devo tomar o sulfametoxazol?
Quantas gotas de Vomistop devo tomar criança?
Qual a reação do xarope Neotoss?
Como a gestante deve tomar o sulfato ferroso?
Como se toma o remédio Annita?
O que significa azitromicina de hidratada?
Quantos dias posso tomar o meloxicam?
Como fazer inscrição para trabalhar no Enem 2020?
Como fica a pele após bariátrica?
Como ficam as gestantes na MP 936?
O que é permitido em um namoro santo?
Como tratar a ferida da vacina BCG?
Que tipos de cuidados devem ser tomados para prevenir as alterações de cor na pele?
Quanto tempo dura a camuflagem de estrias?
Quais são as principais doenças da natureza?