Após uma grande perda de peso, como a que acontece pela cirurgia bariátrica, pode surgir um excesso de pele em alguns locais do corpo, como abdômen, braços, pernas, seios e nádegas, que pode deixar o corpo com uma aparência flácida e com a silhueta pouco definida.
Como Lidar com a Flacidez Após a Cirurgia Bariátrica?
Durante o primeiro mês após a cirurgia bariátrica, é normal o paciente ter dor no abdômen, náuseas, vômitos e diarreia com frequência, principalmente após as refeições e, para evitar estes sintomas é essencial alguns cuidados com a alimentação e com o retorno às atividades de vida diária e prática de exercício físico.
O Verisol pode ser um importante coadjuvante para sua recuperação no período pós-operatório da cirurgia bariátrica.
Drenagem linfática Além disso, promove a redução de medidas e de gordura localizada. A técnica contribui na eliminação da linfa pelo sistema linfático, que consiste em toxinas e líquidos que ficam acumulados entre as células. Ao estimular o sistema linfático, o procedimento reduz esse acúmulo e melhora a circulação.
A massagem modeladora também é recomendada para pacientes após a cirurgia para emagrecer, pois contribui na eliminação de celulite, gordura localizada e ajuda a perder medidas e modelar o corpo.
Importante salientar que os exercícios de força ou de compressão dos músculos abdominais devem ser realizados somente após 60 dias da cirurgia. Antes desse prazo, tais atividades podem prejudicar o processo de cicatrização da parede abdominal e trazer riscos à segurança e saúde do paciente .
A cicatrização ocorre no primeiro mês, atingindo sua melhor resistência após cerca de 4 semanas, daí a importância da dieta líquida indicada neste período.
Amanda Aragão é jornalista e professora, e passou por uma cirurgia bariátrica. Após recomendação médica e incentivo de amigos, a jornalista optou por fazer a bariátrica, mas afirma que a pressão social e estética tiveram papel fundamental na decisão.
Desse modo, para o período pós-cirurgia bariátrica, a primeira grande dica e talvez a mais importante é: o paciente deve compreender que o sucesso da cirurgia está em suas mãos. Para isso, de modo geral, é preciso se preocupar com cuidados como:
Quando a opção é pela plástica na barriga, por exemplo, só é possível fazer esta região, já que a cirurgia demora em média, quatro horas. Quando a área é menor e a região, mais próxima, é possível fazer duas correções, como na mama e no braço.
Veja também:Cirurgia bariátrica e ganho de peso. A importância da suplementação. Um dos principais cuidados que a pessoa operada precisa ter é com os níveis de vitaminas e minerais, já que, após a cirurgia, a absorção não é mais completa.
Quais os tipos de cadeia alimentar?
Quanto tempo demora para se casar no civil?
Qual a diferença entre Conta Fácil e poupança Caixa?
O que são indústrias de bens duráveis?
Qual a principal atividade extrativa do Brasil?
Quanto ganha um Estilista da C&A?
Quantas cápsulas de vitamina D por dia?
Como saber se estou com falta de serotonina?
Quais são os tipos de esmerilhadeira?
Quem deve fazer a notificação compulsória?
Qual arroz pode dar para cachorro?
Qual o consumo da CB 650F 2015?
Qual é a reação de decomposição da água oxigenada?