Conceito. A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, seguindo um critério de homogeneidade entre eles, visando uma adequação da estrutura organizacional com sua dinâmica de ação mais eficiente.
Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa.
A departamentalização por funções da empresa tem como vantagens a especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior.
Tipos de Departamentalização
Departamentalização é um dos conceitos básicos de organização. Consiste no agrupamento de atividades diferentes em unidades especializadas dentro de uma organização. Este agrupamento tem o objetivo de organizar, facilitar a supervisão e a coordenação, e otimizar a busca por resultados.
Permite flexibilidade, pois as unidades de produção podem ser maiores ou menores, conforme as condições mudem, sem interferir na estrutura organizacional como um todo. O foco desse tipo de estrutura é predominante sobre os produtos e não sobre a sua estrutura organizacional interna.
A departamentalização por produtos divide a estrutura organizacional em unidades na base dos produtos, projetos ou programas desenvolvidos pela organização. Geralmente apresenta um ciclo de vida longo, como no caso das indústrias automobilísticas.
Tipos de Departamentalização
Departamentalização por função ou funcional: é uma das mais comuns. Nela, os funcionários são agrupados conforme a função que exercem na empresa. Sua vantagem é tirar o maior proveito das especialidades. A desvantagem é inibir uma visão holística dos processos de produtos finais.
Por que departamentalizar? No início das organizações, os indivíduos tendem a assumir, cada qual, muitas responsabilidades e executar muitas funções, em um só local. ... Algumas vantagens desse generalismo são que os indivíduos possuem uma melhor visão global da organização, sua missão, tarefas e processos.
Nas grandes organizações, a adoção de um só tipo de departamentalização nem sempre é possível para todos os níveis hierárquicos. Por isso essas organizações adotam uma mescla de diferentes tipos de departamentalização, como a funcional, divisional e matricial, em todos os níveis.
O objetivo principal da departamentalização funcional é fazer com que cada setor tenha o foco necessário em recursos, pessoas e unidades. No caso do setor de administração, o objetivo principal é garantir que essa área da empresa seja executada com bastante eficiência, com cálculos corretos, entre outras características importantes.
Esse tipo de departamentalização apresenta vantagens estratégicas, já que permite a instalação de unidades mais perto de seus clientes, matéria prima, canais de escoamento, etc. Porém, tem como desvantagem a despesa de manter várias instalações e salários.
Para entender como funciona a departamentalização na Contabilidade de Custos, é preciso que entenda primeiro o seu conceito. É preciso entender também o que é o centro de custos, outra denominação dada à departamentalização, mas que tem uma diferença.
O que é a previdência social e como funciona?
Qual a diferença entre Tênia solium e saginata?
Quanto tempo o dente de leite pode ficar mole?
O que é sonhar com desconfiança?
O que é um efeito colateral de um medicamento?
Quais as vantagens da fissão nuclear?
Quais as doenças que dar direito ao passe livre?
Como é causada a cisticercose?
O que é direitos sociais e exemplos?
Quais fontes de energia podem se esgotar?
Quanto tempo dura a sífilis primária?
Quais os melhores programas para instalar no notebook?
Quais são os sete passos básicos do break?
O que quer dizer uma pessoa bipolar?
Quais são os três aspectos da moral?
Quanto tempo dura o processo de reconhecimento de paternidade?