Para fortalecer o assoalho pélvico na gravidez, a gestante deve fazer o seguinte:
Exercícios de Kegel Como fazer: contraia a vagina e o ânus, como se estivesse puxando-os para dentro e para cima do seu corpo, sem usar outros músculos (como os do abdômen e das pernas) e sem prender a respiração. Mantenha a musculatura contraída o máximo que puder. Em seguida, vá relaxando, devagar.
O que acontece com o assoalho pélvico na gravidez? Na gravidez, os músculos do assoalho pélvico tendem a ficar mais fracos, alongados e sobrecarregados devido aos efeitos dos hormônios e do aumento da pressão abdominal. O alongamento muscular é positivo por um lado, pois prepara a pelve para o parto normal.
Seu assoalho pélvico tem um papel importante a desempenhar durante a gravidez, o nascimento e o pós-parto. Fortalecido, pode apoiar o bebê e a bexiga durante a gravidez, ajudar a girar a cabeça do bebê durante o trabalho de parto e ajudar a prevenir o prolapso e a incontinência de estresse após o nascimento.
E o motivo não tem nada a ver com estética: é para manter firmes os músculos e ligamentos do assoalho pélvico, que dão sustentação a órgãos como bexiga, útero, intestino, e — no caso dos homens — a próstata, evitando a incontinência urinária e a queda desses órgãos dentro do espaço abdominal.
O Pavimento Pélvico, habitualmente chamado de períneo, é o conjunto de músculos inseridos na base da pélvis que tem como funções o suporte dos órgãos pélvicos (bexiga, útero e reto), a defecação, a micção e a função sexual.
O assoalho pélvico é um conjunto de órgãos (bexiga, útero e reto), músculos, ligamentos e fáscias que recobrem a parte inferior da pelve.
A progressão do exercício consiste em aumentar o tempo de cada contração. Assim, cada vez que contrair os músculos do assoalho pélvico deve contar até 5 e depois relaxar, repetindo esse passo mais 10 a 20 vezes seguidas.
O fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico proporciona melhor apoio ao peso extra da gravidez, ajuda no segundo estágio do trabalho de parto e, ao aumentar a circulação, auxilia na recuperação do períneo (área entre a vagina e o ânus) após o nascimento do bebê por parto normal.
Exercícios pélvico lentos: Devagar, contraia e puxe para cima os músculos do assoalho pélvico o mais forte que conseguir. Mantenha-os assim pelo maior tempo possível e depois relaxe aos poucos. Exercícios pélvicos rápidos : Contraia e relaxe os músculos imediatamente.
Praticar estes exercícios durante a gravidez ajuda ainda no treino para o parto normal, quando é preciso fazer força para o bebê sair, diminuindo as dores e o tempo do trabalho de parto. Uma excelente forma de descobrir como fazer as contrações corretamente é inserindo um dedo na vagina e tentar espremer o dedo.
Quantas franquias tem a Emagrecentro?
Quem corrige as redações da Fuvest?
Qual é a melhor praia urbana de Maceió?
O que são alcanos de um exemplo?
Como Jungkook conseguiu a cicatriz?
Quantos litros de gasolina para andar 600 km?
Por que discutir sobre humanização na saúde?
Qual é o desenho mais antigo do mundo?
O que significa certificado de originalidade?
Qual é a quantidade de uma porção?
O que pode ser feito com arenito?
Faz mal tomar Allegra por muito tempo?
Qual a importância da experiência de Miller e Fox?
Como fazer Reconsagração do ventre?
Qual o conceito de ideologia *?