MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA NO BRASIL: IMPACTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E AMBIENTAIS. Na década de 1950 iniciou-se, no Brasil, o processo de modernização do campo, que se acentuou a partir da década de 1960 principalmente nas regiões Sul e Sudeste e expandiu para outras regiões sobretudo a partir da década de 1970.
A modernização da agricultura no Brasil atual está diretamente associada ao processo de industrialização ocorrido no país durante o mesmo período citado, fator que foi responsável por uma reconfiguração no espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil.
O processo de modernização da agricultura no Brasil tem origem na década de 1950 com as importações de meios de produção mais avançados. ... Assim, pretendia-se passar de uma agricultura tradicional, totalmente dependente da natureza e praticada por meio de técnicas rudimentares, para uma agricultura mecanizada.
Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.
Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.
36 curiosidades que você vai gostar
O interesse pela industrialização e o anseio em aumentar a produção nacional resultaram no processo de modernização da agricultura brasileira nos anos de 1960, culminando na manutenção dos problemas no campo e a existência de conflitos localizados pela posse da terra.
A modernização “conservadora” da agropecuária brasileira, ocorrida entre as décadas de 1960 e 1970, não se limitou às mudanças tecnológicas, teve implicações importantes também nas relações de trabalho, nas migrações internas e na composição de forças das lutas sociais no campo.
Evolução da agricultura
A agricultura tem sua origem na pré-história, quando o homem percebeu que poderia se alimentar de cereais e cultivá-los. Na época, a chamada Revolução Neolítica permitiu ao homem cultivar alimentos em um lugar fixo e deixar de lado sua característica nômade de caçador-coletor.
A revolução agrícola foi um período de mudança no sistema de produção na Europa entre os séculos 18 e 19. Essa é denominada de segunda revolução agrícola. A primeira revolução agrícola ocorreu 10 mil anos a.C., no período neolítico.
A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil. – gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustível alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.
A revolução agrícola mudou nossa espécie e nosso planeta. À medida que grupos de caçadores-coletores começaram a domesticar plantas e animais, abandonaram a vida nômade, construindo vilas e cidades que duraram milhares de anos.
Teve início na região Nordeste, no século XVI, com o cultivo da cana-de-açúcar. As primeiras mudas chegaram ao Brasil em 1933. Eles acreditavam nas palavras de Pero Vaz de Caminha, que dizia: “aqui se plantando, tudo dá”. Só a partir do século XVIII começou a atividade cafeeira.
O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário.
Que transformação ocorrida na agricultura brasileira, nas últimas décadas, justifica as variações apresentadas no gráfico? O aumento do número de trabalhadores e menor necessidade de investimentos. O progressivo direcionamento da produção de grãos para o mercado interno.
Nesse contexto, durante a década de 1950, ocorreu de forma mais intensa o processo de modernização da agricultura que envolveu um grande aparato tecnológico provido de variedades de plantas modificadas geneticamente em laboratório, espécies agrícolas que foram desenvolvidas para alcançar alta produtividade, uma série ...
A formação da Região Concentrada no Sudeste e Sul do Brasil e o processo de modernização conservadora do campo aliado à expansão das fronteiras agrícolas, pautada pelo modelo do agronegócio, são fatores que condicionaram a aceleração da saída de pessoas dos campos em direção às cidades entre as décadas de 1970 e 1980.
Uma série de fatores garantiu o avanço da agricultura brasileira nos últimos anos: recursos naturais (solo, água e luz) abundantes, diversidade de produtos, um câmbio relativamente favorável até 2006 (depois a valorização do real prejudicou a rentabilidade), o aumento da demanda dos países asiáticos e o crescimento da ...
Desse modo, reforma agrária seria: O conjunto de medidas que visem a promover melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e ao aumento de produtividade.
Resposta: Vantagens: com as tecnologias (como o GPS e os drones), o homem ganhou mais facilidade para mapear a região do plantio. o uso de tratores de última geração e semeadeiras modernas facilitam o plantio de alimentos. redução de custos com mão-de-obra (por conta das novas tecnologias).
Modernização econômica
Um sistema econômico ingressa no processo de modernização à medida que se torna mais racional e eficiente. O critério sobre o qual repousa o fator de racionalidade e eficiência econômica é o da correspondência entre os meios utilizados em correlação com os fins que se pretende atingir.
O conceito de agronegócio (agrobusiness) surgiu em meados do século XX nos Estados Unidos. A ideia era construir uma política para incrementar a participação do produtor familiar no mercado. A ênfase no mercado tornou-se a prioridade, destituindo assim a importância das outras dimensões do desenvolvimento.
Como a agricultura se desenvolveu no Brasil? Em suma, a agricultura brasileira teve início na região nordeste, no século XVI, com a criação das chamadas “Capitanias Hereditárias” e o início do cultivo da cana. Nesse período, a atividade era baseada na monocultura, mão de obra escrava e grandes latifúndios.
Existem dois principais fatores que explicam esse crescimento: a alta nas exportações e a safra recorde.
No neolítico, houve uma série de mudanças importantes com o surgimento da agricultura, tais como o aumento do número de pessoas em cada tribo ou grupo - resultando nas primeiras cidades-, uma maior complexidade política na organização social, o sedentarismo, uma maior preocupação com a propriedade, dentre outros ...
Além disso, o primitivo pôde utilizar a terra, plantando e colhendo seus frutos. Com essa mudança, aumentou-se o número populacional e os grupos humanos transformaram-se em sociedades mais complexas, abrindo espaço para a formação de um Estado que as administrasse.
Como pagar comissão em salão de beleza?
Onde pagar a multa de atraso do imposto de Renda?
Tem como pagar boleto pelo Digio?
É possível fazer uma compra na internet com dois cartões?
Pode pagar boleto vencido da Magazine Luiza?
Como gerar o boleto do Banco Pan?
Como pagar conta da Claro pelo celular?
Como tirar a 2 via da conta da Vivo Fixo?
Tem como pagar boleto com cartão de débito pela Internet?
O que é pagamento de bonificação?
Como começar a trabalhar com óleos essenciais?
Como faço para trabalhar com o Google?
O que faz um streaming profissional?
Como trabalhar com quadrinhas Na alfabetização?
Tem como trabalhar na Hotmart pelo celular?
Como trabalhar com projeto em sala de aula?