A fotofobia, também conhecida como sensibilidade à luz, é uma condição visual que faz com que a pessoa reaja quando seus olhos estão expostos à claridade (natural ou artificial), sendo esta intensa ou até mesmo regular.
A sensibilidade à luz, além de uma condição natural da pessoa, pode ser desenvolvida como consequência ou sintoma de outras doenças oculares, como, por exemplo, conjuntivite, glaucoma, descolamento de retina, úlcera da córnea, doenças congênitas da retina, dentre outros fatores.
Já a sensibilidade à luz, também conhecida como fotofobia, acontece principalmente com quem tem astigmatismo, por causa do formato da córnea. Ou seja, a luz entra e se dispersa na retina, dificultando o foco e causando incômodo.
O que fazer para diminuir a fotofobia?
A pupila funciona como o diafragma da máquina, controlando a quantidade de luz que entre no olho. Ou seja, em ambientes com muita luz a pupila se fecha e em locais escuros a pupila se dilata com o intuito de captar uma quantidade de luz suficiente para formar a imagem.
Se você tem astigmatismo, geralmente a sua visão funciona de maneira bem diferente de um olho sem o problema. Assim, você pode enxergar luzes distorcidas à noite enquanto dirige.
A sensibilidade à luz ocorre quando as células fotossensíveis da retina “não admitem” o excesso de luz, provocando desconforto ocular. O que é fotofobia?
A sensibilidade à luz é um desconforto causado pelo excesso de claridade a qual a pessoa é exposta. Para essas pessoas que sofrem desse desconforto naturalmente, uma boa solução é sempre usar óculos escuros com proteção UV (proteção contra os raios ultravioletas).
As pessoas com astigmatismo também são mais sensíveis à luz ou fotofobia, prendendo-se este facto com as alterações que ocorrem com o erro refrativo. Veja mais informação em astigmatismo. A sensibilidade à luz também pode estar associada a doenças que não afetam diretamente os olhos, tais como algumas doenças neurológicas, ou outras.
O uso de alguns remédios ou medicamentos podem também causar sensibilidade à luz como efeito secundário como as anfetaminas, entre outras. Como vimos anteriormente, as pessoas com olhos de cores claras podem também possuir maior sensibilidade à luz.
Como ver os vídeos que eu dei dislike?
Como saber a configuração do meu PC no Windows 10?
O que é valor relativo é absoluto de um número?
Quantos quilos emagrece com Shake Herbalife?
Como saber o local da prova do SSA?
Quantos níveis tem o Respiron?
Como colocar um array em ordem crescente Python?
Para que serve Potenay injetável?
Para que serve o Bianco no gesso?