O pré-modernismo não é considerado uma escola literária. É um período da literatura brasileira que aconteceu do início do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922. Nesse período aconteceu a transição de escolas, do Simbolismo para o Modernismo.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 19. ... Já no Brasil, a Proclamação da República, o surgimento das favelas e a Guerra de Canudos são alguns fatos históricos que levaram os autores desse período a realizarem críticas sociais, econômicas e políticas em suas obras.
Características do pré-modernismo
O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas. ...
O Pré-Modernismo aconteceu no período de 19 e seu marco inicial foi a publicação da obra Os sertões, de Euclides da Cunha.
As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.
No Pré-Modernismo (1910-1922), o Brasil vivia um momento de agitação política. Dentre as revoltas que ocorreram nesse período, podemos citar a Revolta da Chibata, a qual foi organizada pela Marinha brasileira e teve início no dia 22 de novembro de 1910.
Alguns dos conflitos mais importantes foram: a Revolta da Vacina (1904), a Revolta da Chibata (1910), a Guerra do Contestado (1912-1916), entre outras. Os escritores do pré-modernismo brasileiro adotam uma postura liberal e passam a fazer críticas em relação aos problemas sociais enfrentados.
Entre as principais características do movimento pré-modernista estão a ruptura com a linguagem acadêmica e artificial dos parnasianos, a problematização e denúncia da realidade sócio-cultural brasileira, o regionalismo e o nacionalismo, e a exposição de personagens como o operário suburbano, o mulato, o caipira ...
São características do Pré-Modernismo: a) Riqueza em detalhes e pelo exagero. ... No Pré-Modernismo, a linguagem utilizada é simples e coloquial, bem como os trabalhos literários caracterizam-se pela presença de personagens como sertanejos, caipiras e mulatos, entre outros.
Este documentário está disponível no Youtube. O período Pré-modernista não contou só com romances, ele também teve poesia. E um dos maiores representantes poetas desta escola foi Augusto do Anjos, que viveu entre 18. Augusto dos Anjos impunha em suas obras poéticas aspectos enigmáticos, sombrios e pessimistas.
Este é um dos precursores do Pré-modernismo no Brasil, ele viveu entre 18. Uma de suas principais e mais relevantes obras: Os Sertões, mistura características de diferentes gêneros, como o romance, o tratado científico e antropológico e outros. Essa obra conta a história do escritor ao visitar o nordeste e vivenciar a Guerra de Canudos.
Alguns dos principais movimentos foram: a greve dos operários em São Paulo, a Revolta da Chibata, a Guerra de Canudos e a Revolta da Vacina. Os escritores do Pré-modernismo, então, movidos por uma revolta social, adotaram uma postura crítica em relação à política e ao poder.
Leia também: Mário de Andrade – importante autor da primeira fase do modernismo no Brasil
Quais são as quatro fases da globalização?
Qual é o app mais usado na quarentena?
Como por legenda em grafico excel?
O que compõe o ambiente interno de uma empresa?
Como por anuncio no google gratis?
Como alterar os dados da inscrição do Enem?
O que é uma aceleração constante?
Quais são os escravos de Oxum?
Quantos milésimos tem em 1 segundo?