O pré-modernismo não é considerado uma escola literária. É um período da literatura brasileira que aconteceu do início do século XX até a Semana de Arte Moderna, em 1922. Nesse período aconteceu a transição de escolas, do Simbolismo para o Modernismo.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 19. ... Já no Brasil, a Proclamação da República, o surgimento das favelas e a Guerra de Canudos são alguns fatos históricos que levaram os autores desse período a realizarem críticas sociais, econômicas e políticas em suas obras.
Características do pré-modernismo
O Pré-Modernismo foi um período de intensa movimentação literária que marcou a transição entre o simbolismo e o modernismo. Em outras palavras, ele reúne um sincretismo estético, com presença de características neo-realistas, neo-parnasianas e neo-simbolistas. ...
O Pré-Modernismo aconteceu no período de 19 e seu marco inicial foi a publicação da obra Os sertões, de Euclides da Cunha.
As características do pré-modernismo evocam o nacionalismo e o regionalismo por meio do espírito de renovação artística que se desenvolvia na época. Trata-se de um movimento literário de transição entre o simbolismo e o modernismo que ocorreu no Brasil no início do século XX.
No Pré-Modernismo (1910-1922), o Brasil vivia um momento de agitação política. Dentre as revoltas que ocorreram nesse período, podemos citar a Revolta da Chibata, a qual foi organizada pela Marinha brasileira e teve início no dia 22 de novembro de 1910.
Alguns dos conflitos mais importantes foram: a Revolta da Vacina (1904), a Revolta da Chibata (1910), a Guerra do Contestado (1912-1916), entre outras. Os escritores do pré-modernismo brasileiro adotam uma postura liberal e passam a fazer críticas em relação aos problemas sociais enfrentados.
Entre as principais características do movimento pré-modernista estão a ruptura com a linguagem acadêmica e artificial dos parnasianos, a problematização e denúncia da realidade sócio-cultural brasileira, o regionalismo e o nacionalismo, e a exposição de personagens como o operário suburbano, o mulato, o caipira ...
São características do Pré-Modernismo: a) Riqueza em detalhes e pelo exagero. ... No Pré-Modernismo, a linguagem utilizada é simples e coloquial, bem como os trabalhos literários caracterizam-se pela presença de personagens como sertanejos, caipiras e mulatos, entre outros.
Este documentário está disponível no Youtube. O período Pré-modernista não contou só com romances, ele também teve poesia. E um dos maiores representantes poetas desta escola foi Augusto do Anjos, que viveu entre 18. Augusto dos Anjos impunha em suas obras poéticas aspectos enigmáticos, sombrios e pessimistas.
Este é um dos precursores do Pré-modernismo no Brasil, ele viveu entre 18. Uma de suas principais e mais relevantes obras: Os Sertões, mistura características de diferentes gêneros, como o romance, o tratado científico e antropológico e outros. Essa obra conta a história do escritor ao visitar o nordeste e vivenciar a Guerra de Canudos.
Alguns dos principais movimentos foram: a greve dos operários em São Paulo, a Revolta da Chibata, a Guerra de Canudos e a Revolta da Vacina. Os escritores do Pré-modernismo, então, movidos por uma revolta social, adotaram uma postura crítica em relação à política e ao poder.
Leia também: Mário de Andrade – importante autor da primeira fase do modernismo no Brasil
Como tirar o texto da imagem no Word?
Como fazer sua redação mais rapidamente?
Como tirar manchas de Hipoglós das roupas?
Como tirar as manchas brancas do dente em casa?
Como tratar mancha branca no rosto?
Como tirar mofo no rejunte do banheiro?
Como tirar licença de ambulante em praia Grande 2021?
Como usar os pronomes complementos em espanhol?
Como desativar o modo avião do meu celular?
Como retirar a nota de rodapé do Word?
Qual o limite de pessoas que você pode seguir no Twitter?
Como tirar manchas de sorvete da roupa?
Para que serve o sabonete de mulateiro?
O que fazer para tirar o mofo do pão?
Como tirar mofo de umidificador de ar?