Ouça em voz altaPausarO neologismo é criado a partir de processos já existentes na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação. Podemos classificar como neologismo todas as palavras que não existiam e passaram a existir, independentemente do tempo de vida.
Ouça em voz altaPausarO neologismo corresponde à formação de novos termos ou expressões da língua os quais surgem com o intuito de suprir lacunas momentâneas ou permanentes acerca de um novo conceito.
Ouça em voz altaPausarNeologismo é o processo de criação de uma nova palavra na língua devido à necessidade de designar novos objetos ou novos conceitos ligados às diversas àreas: tecnologia, arte, economia, esportes etc. ... "Neologismo estrangeiro" ou "estrangeirismo" são as palavras de outro idioma incorporadas à língua.
As classificações do neologismo
Ouça em voz altaPausarComo surge o Neologismo Permanente? Ele surge exatamente da mesma forma forma que momentâneo, porém com a diferença de que ele se torna parte do novo vocabulário de maneira ininterrupta.
Ouça em voz altaPausarEnquanto algumas palavras, e até idiomas, desapareceram, outras palavras surgem pela necessidade de nomear algo novo, como um conceito, processo ou objeto. Os neologismos podem ser palavras novas criadas ou palavras já existentes que ganham outros significados.
Ouça em voz altaPausarAtribuição de um novo significado a palavras que já existem na língua. Exemplos: quadrado, gato, laranja, mico, grampo, provedor, mala, ficar, barraco, bofe, zebra etc. Leia também: Quais são os processos de formação das palavras?
Confira abaixo algumas das classificações de neologismo.
Ouça em voz altaPausarAtribuição de um novo significado a palavras que já existem na língua. Exemplos: quadrado, gato, laranja, mico, grampo, provedor, mala, ficar, barraco, bofe, zebra etc. Leia também: Quais são os processos de formação das palavras?
Ouça em voz altaPausarNeologismo semântico Indica uma palavra já existente no léxico da língua, mas que adquire um novo significado: gato (ligação elétrica clandestina); pistolão (recomendação de influência de alguém); azular (fugir).
O neologismo pode ser classificado em dois tipos. É uma palavra completamente nova introduzida em uma língua. Assim, a criação desse novo termo ocorre de diferentes maneiras, o que nos permite subclassificar esse neologismo em:
Todavia, a abreviação, combinação, intensificação, hibridismo e reduplicação também são maneiras de formação dos vocabulários. Além dessas formas, a criação de neologismos também acontece através da importação e empréstimo de palavras de outras línguas.
Essa aceitação dos neologismos se dá de forma bastante frequente, visto que a língua sempre está em adaptação no que tange ao uso da comunidade.
Permanente: surge rapidamente, mas por ser muito utilizada, acaba por se estabelecer de vez no idioma e se tornar parte do léxico: deletar. Geralmente, os neologismos são criados a partir de processos que já existem na língua: justaposição, prefixação, aglutinação e sufixação.
Como emitir a segunda parcela do parcelamento do Simples Nacional?
Quantos metros tem uma caixa de cerâmica de 40x40?
Como são formadas as cores primárias?
Como fazer uma mensagem de agradecimento?
Quem são os 3 homens mais ricos do mundo?
O que acontece se tomar óleo diesel?
Como saber se a pessoa pegou raiva?
Vai ter Auxílio Emergencial em dezembro de 2021?
Qual a ação mais barata da bolsa hoje?
Quanto tempo leva para a água chegar até a bexiga?
Qual o objetivo de escrever uma carta enigmática?
Como atualizar o Cadastro Único online?
Quando uma pessoa deve tomar antidepressivos?