Em 1987, com a redução do nível da água, bancos de areia começaram a emergir, fazendo com que o lago se dividisse em duas porções: o Mar de Aral do Sul e do Norte.
O mar de Aral foi um lago de água salgada, localizado na Ásia Central, entre as províncias de Aqtöbe e Qyzylorda (ao norte), e a região autônoma usbeque de Caracalpaquistão (ao sul). O nome (em português, mar das Ilhas) refere-se à grande quantidade de ilhas presentes em seu leito (mais de 1500).
“À medida que o mar de Aral secou, a pesca e as comunidades que dependiam deles entraram em colapso. A água cada vez mais salgada ficou poluída com fertilizantes e pesticidas.” “A poeira do leito exposto, contaminada com produtos químicos agrícolas, tornou-se um risco à saúde pública.
O desaparecimento do Mar de Aral, na Ásia Central, é uma das maiores catástrofes provocadas pelo homem do mundo. Para estimular o cultivo de algodão, políticas de irrigação agressivas implementadas pelos soviéticos transformaram 90% do que costumava ser o quarto maior lago do mundo em um deserto.
Isso ocorreu através do desvio das águas dos rios que o alimentavam para irrigar as lavouras de algodão na década de 60. Sem receber as águas desses rios, suas águas foram ficando supersaturadas, elevando consideravelmente o nível de sal.
Tragédia ambiental O Aral começou a secar nos anos 1960, quando a União Soviética, da qual o Uzbequistão fazia parte, desviou o curso da água dos dois principais rios que abasteciam o mar com o objetivo de irrigar novas plantações de algodão.
42 m
Mar de Aral/Profundidade máxima
A diminuição em seu tamanho ocorre em virtude da interferência humana, que intercepta grande parte da água que abastece o Aral para a irrigação, especialmente para o plantio do algodão. ...
As longas distâncias percorridas pelos rios contribuem para que o lago receba uma enorme quantidade de recursos naturais que fizeram do Mar de Aral um importante reduto biológico no meio da região desértica da Ásia Central.
Os principais afluentes do Mar de Aral são os rios Amu Daria e Syr Darya. O Amu Daria é o rio mais extenso da Ásia. Suas nascentes ficam nos montes Pamir, no Tajiquistão e percorre 2.400 km até desaguar no Mar de Aral.
O governo soviético começou a desviar parte das águas dos rios que alimentavam o mar de Aral, o Amu Darya (ao sul) e o Syr Darya (no nordeste) em 1918. Com o fim da I Guerra Mundial havia a necessidade de aumentar a produção de alimentos, tais como arroz, cereais e melões.
O ponto de partida para a destruição do Mar de Aral ocorreu a partir da implantação do governo da ex-União Soviética, do cultivo de extensas áreas de algodão, com aplicação de agrotóxico e substâncias para desfolhar as plantas.
Para que serve o antimofo para doces?
Como transformar um número fracionário em inteiro?
Como transformar de Cmolc para MG dm3?
Como o azeite ajuda a emagrecer?
Como transformar uma foto em desenho a lápis?
Como tirar Fundo de imagem CSS?
Como usar o PhotoRec para recuperar fotos?
Como usar o arquétipo da Afrodite?
Como fazer o barbatimão para feridas?
Como isolar o barulho do ar condicionado de janela?
O que vestir em um hotel fazenda?
O que colocar no ouvido para não ouvir ronco?
Como receber custas processuais?
Como tirar contracheque do Estado-rj?
Como verificar bad blocks no Linux?
Qual o salmo é bom para acalmar o coração?
Qual par de medidas podem ser aplicadas para a prevenção da cisticercose?