A destilação térmica, ou evaporação, imita o ciclo natural da chuva para promover a dessalinização. Por meio de energia, que pode ser fóssil ou solar, a água do mar é aquecida e, assim, passa do estado líquido para o gasoso.
Existem vários processos físico-químicos para a retirada da maior parte dos sais minerais da água salgada, dentre os quais quatro deles podem ser destacados:→ Evaporação ou dessalinização térmica.→ Osmose reversa.→ Destilação multiestágios.→ Congelamento.
O dessalinizador utiliza o processo de osmose inversa no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, conseguem retirar da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes, o permeado (água dessalinizada) e o concentrado.
Para dessalinização da água, a pressão necessária gira em torno de 30 atm (atmosferas, medida de pressão) na temperatura relativa de 25 C. Desta forma se provoca a osmose reversa, que é a passagem do solvente (ou seja a água), de um meio mais concentrado (mais salino) para um mais diluído (menos salino).
A dessalinização de água é muito utilizada em regiões onde a água doce é escassa ou de difícil acesso, como no Oriente Médio, na Austrália e no Caribe, em navios transatlânticos e submarinos. A água doce obtida é utilizada para consumo humano ou irrigação. Algumas vezes o processo produz sal de cozinha como subproduto.
38 curiosidades que você vai gostar
Na osmose reversa, a água não tratada, como a água salgada, flui através de uma membrana semipermeável e filtros de carbono. O sistema funciona usando uma bomba de alta pressão para aumentar a pressão e forçar a água através da membrana semipermeável, deixando para trás os sais dissolvidos.
A dessalinização é o processo de transformar água salgada ou salobra em água potável. É uma alternativa que já vem sendo bastante utilizada em países do Oriente Médio como Israel e o Kuwait, além da Austrália, devido à escassez de água potável nestes países.
Pensando nisso, levantamos algumas vantagens e desvantagens da dessalinização da água do mar.
...
VantagensPode utilizar energias alternativas, como a solar;Garante maior acessibilidade à água adequada para o consumo humano;É uma alternativa para a continuidade do crescimento populacional e do desenvolvimento industrial.
Uma das vantagens é que o aquecimento praticamente elimina o risco de contaminação da água por microorganismos.
Bem, o problema é que as técnicas utilizadas para dessalinizar a água costumam ser bastante dispendiosas e, em muitos casos, não são viáveis para uma determinada região. Elas são mais necessárias em locais onde a água doce é bastante limitada ou escassa, como regiões áridas.
A dessalinização envolve a remoção do sal da água do mar e sua filtragem para produzir água potável de qualidade. No entanto, o processo consome muita energia e os combustíveis fósseis comumente usados contribuem para o aquecimento global, e a salmoura tóxica que produz polui os ecossistemas costeiros.
É possível transformar a água do mar em água potável? Sim, é possível e por diversos meios. ... Outras técnicas aplicadas são as que usam membranas semipermeáveis para separar o sal da água. Entre essas, as principais são a osmose reversa e a eletrodiálise.
Uma pesquisa criou uma tecnologia que pode converter grandes volumes de água do mar em água potável em menos de 30 minutos. Utilizando energia solar, a ferramenta visa completar o processo de dessalinização de forma mais eficiente do que as práticas atuais. O filtro requer apenas luz solar direta para purificar a água.
Sim. A água do mar pode ser tratada pra se tornar potável. O processo de remoção do sal da água do mar é chamado dessalinização. ... Há vários métodos conhecidos pra se fazer a conversão, mas apenas dois deles representam 88% da dessalinização global: a osmose reversa e a destilação multiestágios.
O que é Osmose:
No processo de osmose ocorre a passagem do solvente (água) de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico). Este processo não requer energia, e por isso é conhecido como um processo de transporte passivo.
A osmose envolve a ação da água quando duas soluções de concentrações diferentes são separadas por uma membrana semipermeável. A água fluirá da solução menos concentrada para a mais concentrada, até que se atinja um equilíbrio.
A osmose reversa ou inversa é um procedimento inverso ao que ocorre naturalmente entre solutos e solventes. Ou seja, é um processo de separação desses componentes. Ele demanda a aplicação de uma pressão bem maior sobre solvente e soluto, já que a osmose reversa é uma separação não natural.
Ferva a água
Caso suspeite que sua água não está potável, primeiramente, filtre-a com filtro doméstico, coador de papel ou pano limpo. Então, ferva a água por cerca de 3 minutos para eliminar qualquer contaminação. Segundo o Ministério da Saúde, a fervura da água é o método preferencial para tornar a água potável.
Não podemos beber a água do mar, pois ela desencadeia desidratação em virtude da quantidade de sais dissolvida. ... A água salgada representa cerca de 97,5% de toda a água do planeta.
Já são cerca de 250 sistemas em operação. Com custo unitário de cerca de R$ 150 mil, os sistemas tratam a água salobra retirada de poços separando a água potável da água salgada.
Tecnologia pode ser a solução para a falta de água limpa que atinge mais de 2 bilhões de pessoas no mundo. Mais de 2 bilhões de pessoas no mundo não tem acesso à agua potável fornecida de forma segura.
Dete um vasilhame grande contendo a agua salgada. um copo que fique um com a borda pra fora da agua salgada (pode colocar um peso dentro caso o copo seja de plastico. amarrar a borda com um plastico tipo filme ou em ultimo caso plastico qualquer. prender bem amarrando toda a borda.
Disposição do rejeito
A água residual da dessalinização tem alta concentração de sais, minerais e outros compostos, inclusive resíduos tóxicos para a vida marinha.
A escassez de água no mundo é agravada em virtude da desigualdade social e da falta de manejo e usos sustentáveis dos recursos naturais. ... Segundo a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), menos da metade da população mundial tem acesso à água potável.
O Oriente Médio é um subcontinente da Ásia que possui clima árido, por isso não há muitos recursos hídricos (água subterrânea, rios e lagos) na região. ... Um exemplo de disputa por água existe entre Israel, Líbano, Síria e Jordânia, que, por serem países fronteiriços, disputam o domínio da Bacia do rio Jordão.
Como saber se estou com tireoide que engorda?
Como funciona impressora de cupom não fiscal?
Qual o padrão de beleza da Itália?
Quanto ganha um medico na suiça?
O que é uma locução adverbial de modo?
Como fica uma pessoa que morre de embolia pulmonar?
Como imprimir o DARF do Imposto de Renda?
Qual valor da multa por estacionar em local indevido?
É necessário ir ao ginecologista após a primeira vez?
Qual foi o primeiro cigarro do mundo?
Como funciona o handicap europeu?
Como funciona Rodízio em SP 2022?