A independência da Índia foi alcançada em 15 de agosto de 1947 após um longo processo de lutas. Os britânicos deixaram um país dividido em duas nações: Índia e Paquistão.
Na noite de 14 a 15 de agosto de 1947, o vice-rei das Índias, Lord Louis Mountbatten, entregou a Nova Délhi o poder sobre o território. Após dois séculos de domínio, a ex-colônia britânica é dividida em dois Estados: a Índia (majoritariamente hindu) e o Paquistão (muçulmano).
A independência da Índia ocorre devido um processo de lutas nacionalistas, permeadas pelas divergências religiosas entre hinduístas e muçulmanos, que levou em 1948 ao assassinato de Gandhi. Desde 1947, o subcontinente indiano é atormentado por conflitos entre Índia e Paquistão.
A região do Punjab foi dividida em Punjab, no Paquistão e Punjab, na Índia após a independência e partilha dos dois países em 1947.
As relações entre Índia e Paquistão têm sido prejudicadas por uma série de questões históricas e políticas, e são definidas pela violenta partição da Índia Britânica em 1947, a disputa na Caxemira e os numerosos conflitos militares travados entre as duas nações.
O Paquistão separou-se da Índia pois nesta região havia uma maioria muçulmana contra a maioria hindu do resto da Índia. Na Caxemira, também há uma maioria muçulmana, mas a Índia não entregou o território pois esta é uma região rica em petróleo. Esta é a origem do conflito entre ambos os países.
A independência, então, se deu a partir da mobilização de vários grupos para impedir que a colonização continuasse a acontecer. Os grandes líderes do movimento foram Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru, dois advogados. A data utilizada como marco para esse processo, que foi longo, é o ano de 1947.
Uma das principais causas da Independência da Índia foi, portanto, o domínio cultural e econômico dos ingleses com os indianos. Os nativos buscavam o fim dessa opressão e dominação.
Assim, os britânicos vão anexando províncias do Punjab e Déli até se declararem senhores da Índia. No entanto, a colonização não foi pacífica, com resistências como a Revolta dos Cipaios. Somente em 1877, a Rainha Vitória é proclamada Imperatriz das Índias.
A República da Índia foi destinada aos hindus. O Paquistão, aos muçulmanos. Nessa região, está localizada a Caxemira, sobre a qual falamos pouco acima. Poucos anos mais tarde, Gandhi foi assassinado por um hindu que não concordava com as suas crenças de uma única Índia para muçulmanos e hindus.
Em 1947 a Índia torna-se independente em relação à Inglaterra - apesar de continuar a fazer parte da Commonwealth - mas este processo de independência vai implicar, paralelamente, a desagregação do Império Indiano, apesar das tentativas unificadoras de Gandhi e Nehru. Assiste-se assim ao nascimento do Paquistão e da União Indiana.
Quando podemos dizer que estamos fazendo ginástica localizada?
Como proceder em caso de contato de agente químico nos olhos?
Para que serve download Netflix?
O que fazer quando o cachorro está com dificuldade de respirar?
O que faz o setor de compras de uma empresa?
Como deve ser feita a coleta de lixo?
Como ativar Econavi geladeira Panasonic?
Tem como processar uma mãe por abandono afetivo?
Como fazer um fantoche menina de meia?
Como funcionam as diárias de um hotel?
Como preparar massa para Pesca de tambaqui?
Qual a forma correta de abordagem em primeiros socorros em caso de engasgo em crianças?
Como funciona o câmbio automático de dupla embreagem?
Por que fazer auditoria interna?
Como funciona o pedágio Via Fácil?
Qual a relação dessas normas com o sistema de gestão integrado?