Extricação e Transporte de vítima
Nota: Ao imobilizar uma criança na prancha longa devemos colocar coxins ao lado de seu corpo diminuindo com isso a possibilidade de deslocamentos laterais de seu corpo.
Os tirantes devem ser bem presos e ajustados na ordem correta (por isso as cores diferentes) com o objetivo de envolver a vítima de forma uniforme. O primeiro a ser preso é o tirante central (abdominal), seguido pelo tirante inferior (quadril) e o superior (tórax), conforme imagem abaixo.
Vítima, da seguinte maneira: uma pessoa segura a parte da frente da cadeira, onde os pés se juntam ao assento. O outro segura lateralmente os espaldares da cadeira pelo meio. A cadeira fica inclinada para trás, pois a pessoa da frente coloca a borda do assento mais alto que a de trás.
NOTA-1: O Socorrista deverá observar a presença de lentes de contato e próteses. NOTA-2: Pupilas opacas, embaçadas, suspeitar de Estado de Choque, Coma ou Morte cerebral (Atenção! Suspeitar, mas não diagnosticar).
Extricação se refere a técnica especial para retirar vítima de situação da qual ela não poderia sair sozinha sem risco inaceitável à integridade física, sobretudo da coluna vertebral. Tal técnica pode incluir a orientação oferecida pelo socorrista para que a vítima em condições, possa se auto-extricar.
Prancha rígida e acessórios de imobilização. SUGESTÃO: 5 tirantes na cor amarela (OU OUTRA COR) e 1 tirante na cor vermelha (cor diferente para distinguir o tirante de restrição de membros superiores). Um cinto adicional será utilizado para restringir os movimentos dos braços da vítima.
Cinto Tirante Aranha Fibra Resgate TA-710 Adulto Ref.: TA-710 O cinto tirante aranha deve ser utilizado em prancha rígida para fixar o paciente a ser socorrido e transportado da melhor forma possível.
Mediante novo comando, o paciente é colocado sobre a prancha e devidamente fixado. Este procedimento é realizado com o uso de “KED” (colete de imobilização dorsal).
A vítima deve ser fixada na prancha por, pelo menos, três cintos (tirantes), que devem estar posicionados nos ombros, no quadril e acima dos joelhos. Após o ajuste do tronco e das pernas, fixa-se a cabeça.
A prancha é posicionada no lado para qual a vítima será rolada. Os outros dois socorristas se posicionam ajoelhados sobre a prancha, no nível dos ombros e dos quadris. Os membros devem ser alinhados. Após comando verbal, é feito meio rolamento na direção da prancha, ficando a vítima de lado.
A prancha longa será colocada com sua extremidade inferior sob as nádegas da vítima e a extremidade superior apoiada por outro socorrista. A vítima é, então, deitada sobre a prancha e deslizada para adaptação a esta.
É permitido o uso de baú em moto?
Qual o objetivo da entrevista clínica?
Quem é o traidor em One Piece?
Qual a origem da pedra da lua?
O que é o incidente de deslocamento de competência?
Qual o valor do cachê de Claudia Leitte?
Quem tem mais vitamina C laranja ou lima?
Quantos cavalos tem a S10 2.8 Turbo Diesel 2017?
O que vender com 100 de lucro?
Quantos pessoas tem no mundo 2021?
Qual o melhor Tonico pra queda de cabelo?
Quantos km um Gol 1.0 faz na reserva?
Qual o animal que tem dois corações?
Como fazer o cálculo da indenização da MP 936?