5 dicas de como liberar um laudo com resultado alterado
O hemograma constitui um dos principais exames solicitados na prática clínica, utilizado como um subsídio ao diagnóstico, classificação e monitoramento de uma ampla variedade de patologias. Ele pode ser dividido didaticamente em três partes: série vermelha (hemácias), branca (leucócitos) e plaquetária (plaquetas).
São componentes usuais do laudo do hemograma: (A) Contagem de hemácias totais e velocidade de hemossedimentação. (B) Contagem de leucócitos totais e contagem de linfócitos B. (C) Número absoluto de macrófagos e dosagem de hemoglobina. (D) Contagem de plaquetas e dosagem de hemoglobina.
Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.
Um hemograma é constituído pela contagem das células brancas (leucócitos), células vermelhas (hemácias), hemoglobina (Hb), hematócrito (Ht), índices das células vermelhas, e contagem de plaquetas.
Todo hemograma é dividido em três partes: eritrograma, leucograma e plaquetograma e deve reportar as seguintes informações para o clínico solicitante. * Número de Eritrócitos: É o total de glóbulos vermelhos presente em 1,0 microlitro de sangue, sendo a representação em eritrócitos / µL.
Como são classificados os erros em uma análise química?
Quem trabalha no Banco do Brasil tem convênio médico?
Pode cobrar taxa no cartão de débito 2021?
O que é um material não linear?
Quantos terminais tem o porto de Rio Grande?
O que acontece se não pagar multa municipal?
O que são vias de administração enteral e parenteral?
Qual a importância da ética na Radiologia?
Como descrever aluno com dificuldade na fala?
O que escrever em pontos a desenvolver?
Quem vem depois de José do Egito?
Como declarar dinheiro recebido dos pais?
Quanto custa Big Mac na Europa?