A partir do dia 27/12, comerciantes podem oficialmente cobrar preços diferentes para compras feitas em dinheiro, cartão de débito ou cartão de crédito. A prática passou a ser liberada pela Medida Provisória 764/2016, a 12ª assinada em dezembro pelo presidente Michel Temer (PMDB).
De acordo com a norma, é autorizada a diferenciação de preço de um produto tanto em função do prazo, quando o cliente deseja pagar em prestações, quanto do instrumento de pagamento utilizado, que é quando ele escolhe usar cartão de débito ou crédito no lugar no dinheiro.
O fornecedor de produtos ou serviços não pode cobrar um valor do consumidor que vai pagar em dinheiro ou cheque e outro valor maior para o consumidor que vai pagar com cartão de crédito.
Isso é justificado pelos custos que são gerados pela máquina de cartão às empresas. Segundo o advogado Flávio Leão, essa prática é considera abusiva e ilegal. Flávio Leão, que é especialista em defesa do consumidor, diz que o cliente não tem a obrigação de pagar a mais por algum serviço que é pago no cartão de crédito.
De acordo com ela, essa diferenciação é amparada por uma lei federal. “A Lei 13455/20167 autoriza o fornecedor para que cobre a taxa que a operadora do cartão repassa. Então, o pagamento em dinheiro tem um valor, o pagamento no cartão de débito ou no cartão de crédito pode ser acrescido, sim, da taxa da operadora”.
39 curiosidades que você vai gostar
Converse com a empresa que debitou duas vezes
Você também deve entrar em contato com o fornecedor para descobrir como seu cartão foi debitado duas vezes. Ligue, visite, ou entre em contato pelo chat/atendimento online. Fale com um gerente ou supervisor sobre o problema.
As vendas por cartão de crédito ou débito geram taxas administrativas entre 2% e 3,5%, na média.
Comércio não pode exigir valor mínimo para pagamento em cartão de débito. As lojas de comércio e serviços estão proibidas de exigirem um valor mínimo para que os consumidores possam pagar a compra com o cartão de débito.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) – Lei Federal 8.078/90 – estabelece que tanto o fornecedor de produtos quanto de serviços não pode exigir que, para comprar um item, o consumidor seja obrigado a levar outro; também não pode, sem justa causa, impor limites quantitativos.
Quais os principais artigos do Código Penal?
Como traduzir a tela do PC em tempo real?
Como traduzir jogos em tempo real Android?
Como traduzir o que está na tela?
Como traduzir a legenda do YouTube Android?
Tem como levantar a sobrancelha com botox?
Como colocar legenda em português no YouTube pelo Iphone?
Como elevar a cauda da sobrancelha com Botox?
Como saber seu signo solar lunar é ascendente?
Como saber o seu número do chip Oi?
Como saber a Lilith no mapa astral?