O que são vias de administração enteral e parenteral?

Pergunta de Diana Ribeiro em 31-05-2022
(38 votos)

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

O que são vias enterais e parenterais?

Podem ser classificadas em dois grandes grupos, sendo a via enteral e a parenteral. Compreende a via enteral as vias oral, sublingual e a retal. Do grupo da via parenteral fazem parte as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.


O que é uma via parenteral?

A via parenteral consiste na administração de medicamentos através das seguintes vias: Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço.

Quais são as vias de administração parenteral?

A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica. Para todas elas, existem agulhas específicas conforme a profundidade que se deseja alcançar, além da compatibilidade das substâncias nos tecidos biológicos.

É considerada uma via de administração enteral?

A via Enteral são as drogas de uso Retal e Oral. Refere-se à administração da droga por injeção, liberando-a diretamente no líquido tecidual ou no sangue, sem atravessar a mucosa intestinal. A ação é mais rápida e segura, não provocando irritação gástrica nem vômito.

Qual é a Diferença entre Via de Administração de medicação Enteral e Parenteral?


44 curiosidades que você vai gostar

Quais são as vias de aplicação enterais?

Enteral vem do grego enteron (intestino): são as vias oral, sublingual e retal. Parenteral vem de para (ao lado), mais enteron. Ou seja, uma via que não é a enteral. São as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.

Por que a via sublingual é considerada como via enteral?

VIA ENTERAL SUBLINGUAL

O fármaco é instável em pH gástrico; Existe necessidade de resposta rápida: embora seja uma região pequena, é bastante vascularizada, o que faz com que o fármaco entre na sua totalidade imediatamente para a via sistêmica sem que haja um efeito de primeira passagem no fígado.

Quais são as 5 vias medicamentosas?

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:Via oral. ... Vias de administração de medicamentos parenterais. ... Via sublingual. ... Via retal. ... Via ocular. ... Via otológica. ... Via cutânea. ... Via transdérmica.

Onde é a via subcutânea?

Os locais mais utilizados para injeções subcutâneas são as regiões do deltóide no terço proximal ou na face superior externa do braço, na face anterior da coxa ou na face anterior do antebraço¹.



Outras questões

Como é feita a geração de energia elétrica?

O que é bom para tirar mancha de sulfato ferroso da roupa?

Como tirar mancha de roupa com vinagre de álcool?

Como tirar mancha de polidor de alumínio em inox?

Como tirar mancha de tinta da roupa de bebê?

Como tirar mancha de rejunte do revestimento?

O que é cloaca dos répteis?

O que o Gardenal pode causar?

Como é denominado o processo de alimentação das bactérias?

Como usar dipropionato de beclometasona?

Quando se trabalha em equipe?

Como se apresentar na televisão?

Como se apresentar em uma reunião de trabalho?

Como colocar um filme no Google Drive?

Como reiniciar o telefone Motorola?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com