O insetário pode ser montado em caixas de camisa, caixas de sapato ou caixas com tampa de vidro. Quando se utiliza a caixa de camisa, coloca-se uma placa de isopor no fundo para que os animais possam ser fixados. Os insetos devem ser fixados com alfinetes no tórax.
A coleção de insetos pode ser montada e acomodada em caixas com tampa transparente e vedação perfeita para manter os insetos livres de fungos e de bactérias. Dentro da caixa, deve-se colocar naftalina ou algum outro produto anti-mofo. É fundamental proteger os insetos da humidade, que pode deteriorá-los rapidamente.
PUÇÁ - O primeiro ítem para se coletar borboletas ou qualquer inseto alado é o puçá. Uma rede fina em forma de saco estendida em um arco de metal com um cabo para manejo. Essa rede pode ser feita em casa, usando-se tecido do tipo "filó", preferencialmente de cor escura, por ser menos visível para o inseto.
Alfinetagem: A seguir veremos como furar o inseto de maneira correta. São elas: A) Utilizando agulha de costura manual, alfinete os insetos, o mais perpendicular possível, na parte interna direita do mesotórax, dexando sobrar ± 1 cm da agulha, acima do corpo do inseto.
Para a construção da caixa entomológica utilizou-se uma caixa de papel de formato retangular, com uma placa de isopor encapado com papel melimetrado com suas devidas etiquetas de identificação dos insetos. Essas etiquetas continham a ordem e nome científico (insetos-praga) e ordem e família (inimigos naturais).
Usando um vidro de boca larga, tipo maionese, coloque 1 parte de álcool comercial e 1 parte de água até na metade do vidro. Coloque o(s) inseto(s) a ser morto, neste vidro, deixando até o momento da arrumação. OBS.: não podemos matar Borboleta e Mariposa desta maneira.
2) Os insetos são mais abundantes de todos os organismos. Cerca de 80% de todas as espécies animal descritas até o momento são insetos. Já foram descritos cerca de 800 mil espécies e milhares de espécies são descritas anualmente. Estima-se que 2-5 milhões de espécies ainda não são conhecidos.
Muitos foram os cientistas que se aventuraram na Entomologia e tiveram o seu nome gravado na história, dentre os mais famosos podemos citar Charles Darwin, Vladimir Nabokov, Karl Ritter von Frisch entre outros. A Entomologia é uma ciência que tem o seu estudo plenamente baseado na formação de coleções por parte dos pesquisadores.
Princípios, métodos e técnicas de coleta, preservação e criação de insetos, identificação dos insetos adultos e imaturos, coleções entomológicas, história da sistemática dos insetos, regras internacionais de nomenclatura, relações filogenéticas e evolução dos insetos, história geológica dos insetos.
Indo mais a fundo na palavra Entomologia temos Éntomom que significa Inseto que por sua vez veio do radical entomos que significa cortado ou dividido. Isso se deve ao fato de que grande parte dos insetos apresenta o corpo dividido em anéis ou segmentos. A palavra Inseto deriva do latim Animale insectum que significa animal segmentado.
O que é uma política da qualidade Quem deve aprová lá qual a sua aplicação?
Como podemos diferenciar as cidades brasileiras?
O que uma obra pode expressar?
Como acabar com infestação de barbeiros?
O que é preciso para viver uma vida com sabedoria?
Como podemos evitar a deterioração dos alimentos?
O que fazer para se fortalecer em Deus?
Como se localizar pela constelação de Órion?
Como organizar a área comercial de uma empresa?
Como o nosso corpo se comunica?
Como transformar 1 5 em fração mista?
Quantos senadores de cada Estado?
Quando cabe mandado de segurança na Justiça do Trabalho?
Como se candidatar para Jovem Aprendiz Banco do Brasil?
Como funciona o poker com 4 cartas?