A absorção do cálcio acontece no intestino e o corpo absorve apenas 500mg por vez. Por isso, a ingestão do cálcio deve ser distribuída ao longo do dia. “A absorção ocorre normalmente no intestino delgado e de forma ativa e passiva.
As dicas que contribuem para a absorção de cálcio no organismo, são:
O cálcio é absorvido pelo trato digestório por meio de transporte ativo, que ocorre predominantemente no duodeno e jejuno proximal, e difusão passiva, localizada principalmente no jejuno distal e no íleo.
“Entre elas estão o excesso de sal, fitatos e oxalatos, encontrados na aveia, no trigo e no espinafre, por exemplo, além de café, chocolate e refrigerante.” Quem consome esses alimentos com frequência e em excesso pode ter problemas. Outra substância que dificulta a utilização de cálcio pelo organismo é o ferro.
A recomendação de cálcio varia conforme a idade, mas a média é de 1,2 mil gramas por dia, entre os adultos. Isso significa tomar quatro copos de leite (cada copo de 250mL tem 300mg de cálcio), seja integral ou desnatado.
“Para saber o nível de cálcio no corpo, podem ser solicitados exames de sangue e de urina.
As maiores fontes, e com melhor absorção, são os laticínios bovinos. Outros alimentos apresentam concentrações elevadas de Ca, mas com biodisponibilidade variável: os ricos em ácidos oxálico e fítico apresentariam uma menor absorção, enquanto que os ricos em carboidratos teriam uma absorção maior.
A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular.
As maiores fontes, e com melhor absorção, são os laticínios bovinos. Outros alimentos apresentam concentrações elevadas de Ca, mas com biodisponibilidade variável: os ricos em ácidos oxálico e fítico apresentariam uma menor absorção, enquanto que os ricos em carboidratos teriam uma absorção maior.
Sete alimentos que roubam seu cálcio
Os exercícios como corrida, aulas de dança musculação, caminhada e futebol, contribuem para o aumento da absorção de cálcio pelo corpo porque o impacto dos exercícios nos ossos permite uma maior absorção deste mineral. Além disso, os fatores hormonais desencadeados pelo exercício, também contribuem para fortalecer os ossos.
Por que a absorção de cálcio é menor à medida que ficamos mais velhos? Com o passar dos anos e conforme o corpo humano vai envelhecendo, seu funcionamento e reservas tendem a diminuir, causando deficiência em algumas áreas e precisando cada vez mais de suplementos para as vitaminas e minerais que os alimentos, sozinhos, não dão mais conta.
“A absorção ocorre normalmente no intestino delgado e de forma ativa e passiva. Ativa com a participação da vitamina D e passiva por difusão no sangue”, explica o ortopedista Lucio Nakada. Uma alimentação muito líquida ou com muitas fibras também pode acelerar a passagem do cálcio pelo intestino, reduzindo a absorção.
O café, segundo especialistas, só atrapalha na absorção do cálcio se ingerido em quantidade superior a 300 mg por dia, o que corresponde a três xícaras médias. Se você bebe muito menos café que isso, não há problemas.
Como fazer um Abaixo-assinado para assembleia?
Quais as habilidades e competências pertinentes as brincadeiras e jogos?
Qual a função do título executivo?
O que é bom para vômito e diarreia de cachorro?
Como calibrar as cores de uma impressora?
Quais as espécies de usucapião e os prazos?
Quais são as sequelas da Síndrome de Guillain Barré?
Quanto tempo para adquirir a estabilidade?
O que é uma certidão de matrícula?
Qual o primeiro acidente geográfico nomeado pelos portugueses?
Como determinar o teor de umidade do solo?
Qual é a diferença entre arquiteto e engenheiro civil?