Para desenvolver o projeto Alarme com Arduino e sensor de movimentos PIR você vai precisar de:Arduino;sensor de movimentos/presença PIR;led;buzzer de 5 volts;2 resistores de 220 ohms;protoboard;bateria de 9 volts;suporte para bateria com plug para ligar no Arduino;
– Proposta da prática: Utilizar o Sensor PIR (Detector) de Movimento em conjunto com o Arduino e acender um LED sempre que o sensor detectar movimento em seu raio de detecção. OBS: caso o LED permaneça aceso constantemente você terá que ajustar o trimpot de tempo do sensor.
Fisicamente, o sensor PIR é composto de duas partes construídas com material sensível à radiação infravermelha. Cada metade consegue detectar (“enxergar”) a radiação IR até uma distância específica, que basicamente dita a sensibilidade do sensor.
As ligações do sensor HC-SR501 são muito simples, ligamos o pino VCC do sensor à saída de 5V do Arduino, o pino OUT do sensor ao pino analógico A5 do Arduino e o pino GND do sensor a qualquer pino GND do Arduino.
Conectando ao Sensor
Conecte uma fonte de 5v ao GND e VCC. O pino DADOS refere-se ao sinal de saída que será Alto indicando movimento ou Baixo indicando nenhuma movimentação. Quando a saída é acionada pelo movimento detectado esta ficará em alto por um curto período de tempo, mesmo se não haja mais movimento.
21 curiosidades que você vai gostar
Conexão do sensor de presença no arduino
No loop do programa, o valor lido da porta 3 (ligada ao pino de sinal do sensor), é constantemente checado, e caso ocorra movimentação em frente ao sensor, o led vermelho ligado à porta 5 é acionado. Caso contrário, é o led azul ligado à porta 6 que permanece acionado.
Monte o sensor na Blackboard/Arduino seguindo o esquemático apresentado a seguir. Ligando os pinos de alimentação do sensor (5V e GND), o pino ECHO ao pino 13 e TRIG ao pino 12. Faça o download da biblioteca do sensor pelo botão abaixo. Instale a biblioteca do sensor.
Eles estão instalados, por exemplo, em elevadores, para abrir ou fechar as portas, e em ambientes, para ligar ou apagar as luzes. Existem até alguns sensores que atuam juntamente com câmeras CFTV, que só captam imagens quando eles detectam algum movimento no ambiente monitorado.
O Sensor de Chuva funciona em conjunto um driver, este tem função de amplificar a sensibilidade da placa de detecção. Portanto, quando a água incidir sobre sensor irá conduzir certa tensão entre as trilhas da placa e consequentemente será feita a detecção.
Como é feito o diagnóstico de depressão?
Como saber que o bebê tá com a barriga cheia?
Como um médico deve tratar um paciente?
É necessário seguir a ordem da cartela de anticoncepcional?
Como Município de Manaus surgiu?
Como um linguista vê os fenômenos linguísticos?
Como devemos descartar corretamente o lixo?
Qual melhor luzes para cabelos cacheados?
Porque o método Canvas é importante para uma empresa?
Por que o mundo se transformou em uma aldeia global?
Como o corpo reage ao estímulo de apertar as mãos?
Como inicializar o token StarSign?
O que o monóxido de carbono pode causar na saúde humana?
Quem tem direito à cidadania italiana por matrimônio?
Qual é a importância da genética no dia a dia?
Como lidar com um cara que se acha?
Como usar Google Tradutor em jogos?