Vamos lá!Cozinhe o cará ou inhame com casca até ficar bem macio.Espere esfriar e, quando isso acontecer, tire a casca com bastante cuidado.Utilize um alguidar para colocar o cará dentro.Coloque os palitos espalhados em toda a superfície do caráRegue com o mel de abelha e azeite de dendê
Oferenda para Ogum
O senhor que rege as leis prefere velas brancas, azuis ou vermelhas, cerveja, vinho licoroso e flores (em especial, cravos) que devem ser colocados em campos, caminhos e encruzilhadas.
A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.
Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.
Pomba-Gira
As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns.
37 curiosidades que você vai gostar
Originária da África, a espada de São Jorge, cujo nome científico é Sansevieria trifasciata e que também é chamada de espada de Ogum, é considerada uma planta protetora, como a arruda e a aroeira, por exemplo. Porém, não é o tipo de planta utilizado no jardim vertical.
Assim, fazer uma firmeza com velas requer seu compromisso com aquele momento, com uma conexão espiritual em favor de algo que você ou precisa. Seus pensamentos, seus sentimentos e intenções devem ser claros, nítidos. Tenha em mente, antes de qualquer coisa, o que você quer para assim dar direção à sua firmeza.
A firmeza enquanto pedido definido e específico para fins próprios ou coletivos e, o assentamento, ele, como gratidão e reconhecimento pela cúpula de energia que as entidades nos presenteiam.
Ele também é o orixá da organização, da rigidez de princípios que permite aos exércitos vencerem batalhas. As cores para este orixá são fortes: vermelho ou azul escuro (depende de cada casa) e demarcadas, como a força de Ogum.
São quizilas comuns a todos os terreiros de candomblé: não comer caranguejo, peixe-de-pele, cajá, jaca, berinjela, alguns tipos de marisco, raia-pintada.
As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.
Feijoada de Ogum – Cassoulet
No ICA a feijoada servida é o cassoulet, prato frânces que leva em sua receita feijão branco, carnes, especialmente a de ganso ou pato. Algumas versões utilizam cordeiro. Já as mais tradicionais aderem as linguiças, carnes de porco como o paio, bacon e costelinha.
Assentamento é o local onde são colocados alguns elementos com poderes magísticos, com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarrego e irradiação. Pode ser destinado a uma só força ou poder, ou a várias.
As firmezas são os rituais com maior uso dentro da Umbanda, desde uma simples vela para o anjo de guarda até banhos e oferendas para os Orixás e guias de trabalho. Mas não basta acender a vela para que a firmeza seja realizadora. Existe muito mais por trás de uma simples reza que vamos desvendar nesse curso.
Do ponto de vista religioso, fazer um assentamento é reforçar a conexão entre um indivíduo ou grupo e o orixá a partir de uma delimitação espacial, é criar um lugar sagrado para cultuar e cuidar da divindade da forma mais apropriada.
Para fazermos a firmeza do Anjo da Guarda é necessária apenas uma vela de 7 dias branca (pode ser substituída por velas palito, a diferença que essa vela palito será acesa uma nova a cada dia. Antes de acender uma vela verifique se o local oferece segurança para isso.
Para atrair sua proteção, faça o seguinte ritual: no altar preparado para o anjo, acenda uma vela branca sobre um pires, com cuidado para não se machucar, e deixe em um lugar seguro. Com o amuleto nas mãos, fortaleça a conexão com seu anjo, mentalizando com bastante fé a presença dele.
Jambo-amarelo
A erva pode ser utilizada em quaisquer obrigações de cabeça e também nos abô. Nas aplicações, as folhas são as responsáveis pelas ações nos banhos aos filhos de Ogum.
O banho de Ogum é conhecido por abrir caminhos e limpar o que há de negativo na sua vida. Ou seja, você se verá livre de pensamentos pessimistas, energia carregada, ansiedade e inveja. Assim, onde se encontrava o ruim, haverá espaço para o alto astral e o positivo na sua vida.
Ogum: Topázio azul, que é utilizado para defesa contra brigas, roubos e ajuda na abertura de caminhos. Oxossi: Turquesa, que proporciona fartura, crescimento pessoal e equilíbrio emocional. Logum Edé: Safira azul, que inspira criatividade, ajuda na concentração e protege nas viagens.
O mais comum é fazer o padê (farofa de dendê), com bifes e cebolas. Também podem rolar frutas, bombons, velas, cigarros, rosas,e ,em alguns casos, até sacrifício animal, dependendo da preferência da pombagira.
A Pomba Gira Dama da Noite fala com voz doce e meia e são extremamente ágeis na hora de realizar trabalhos. São apaixonadas por bebidas requintadas, cigarrilhas ou cigarros, comem cabras e galinhas, gostam das rosas amarelas e vermelhas e de cravos vermelhos.
Quem operou de hérnia inguinal pode malhar?
Quais são as estruturas do teatro de Areia?
Por que colocar esparadrapo no umbigo?
O que significa dorsal e ventral?
Como enviar um documento para ser assinado digitalmente?
Quanto tempo demora o usucapião extraordinário?
Pode tomar epocler com bebida alcoólica?
Qual é o mínimo múltiplo comum de 4 é 5?
Em quais países posso morar com cidadania italiana?
Porque o limão arde na ferida?
Qual o principal objetivo do racionalismo?
O que é um trabalho ideal para você?
Pode comer banana com a comida?