Como fazer pra entender a concordância verbal?

Pergunta de Luana Alves de Loureiro em 01-06-2022
(8 votos)

A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Como saber se a concordância verbal está correta?

A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.


Como aprender concordância?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

Como não errar na concordância verbal?

Quando o sujeito é simples, haverá concordância do verbo de acordo com o número e pessoa. Exemplo: Roberto foi ao estádio de futebol. Como “Roberto” está na terceira pessoa do singular (ele), o verbo deve estar conjugado na mesma pessoa. Exemplo: Os casais se reuniram na igreja.

O que é um erro de concordância verbal?

Erro de concordância verbal

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

FONÉTICA - PARTE I (TEORIA) PORTUGUÊS DO ZERO - PROF LEANDRO


23 curiosidades que você vai gostar

E três quilômetros ou são três quilômetros?

O certo seria “De casa à escola são três quilômetros.”. Nesse caso, o verbo concorda com o plural dos substantivos.

Quais os casos de concordância verbal?

Concordância verbal ocorre quando o verbo se flexiona em número (singular ou plural) e em pessoa (1. ª, 2. ª ou 3. ª pessoa), concordando com o sujeito gramatical.
...
Exemplos de concordância verbalEu sou feliz.Nós somos felizes.Mariana já tomou banho.Mariana e Alice já tomaram banho.

O que é concordância exemplos?

Concordância verbal é a relação estabelecida de forma harmônica entre sujeito e verbo. Isso quer dizer que quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar; quando o sujeito estiver no plural, o verbo também estará. Exemplos: Eu adoro quando as flores desabrocham na Primavera.

Que tipos de Concordancias existem?

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

É ou são exemplos?

A expressão é que permanece invariável, independentemente de um sujeito singular ou plural: Eu é que sou feliz! Nós é que somos felizes! Eles é que são felizes!

E 13h ou são 13h?

Como uma hora é singular, o verbo correto é "É". Resposta: É uma hora da tarde. Porém, no caso de outros horários, como 2 horas, 3 horas etc, o correto é: São duas horas, são três horas.

É ou são 13h?

O verbo SER, com referência a tempo e distância, concorda com a palavra seguinte: “É 1h”; “SÃO 2h”.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Por que exemplos?

“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".

Qual é a diferença de porque é por quê?

No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.

Como usar o porquê?

Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.

São ou e 12h?

Veja que a partir de duas horas, inclusive, usa-se o verbo SER no plural por ser tratar de mais de uma unidade de hora. No entanto, antes disso, referindo a uma unidade de hora ou menos, usa-se o verbo SER no singular, assim: “É meio dia, É uma hora.” Então, nada de dizer por aí “São meio dia ou São uma hora”!

São 18h ou e 18h?

Por exemplo: "É dezoito de abril" (= É dia dezoito de abril) ou "São dezoito de abril" (= São dezoito dias de abril); "É primeiro de maio" (= É dia primeiro de maio ou é o primeiro dia de maio). A frase apresentada, portanto, está errada.

É ou são meio-dia e meia?

Podemos concluir que a expressão correta é meio-dia e meia, já que o numeral fracionário concorda em gênero com a palavra hora, embora essa esteja subentendida.

Como abreviar 12 30?

Não são recomendadas, no português usado no Brasil, a forma norte-americana, que usa dois-pontos (12:30), e a que mistura esta com a brasileira (12:30h).

Qual o correto 20h ou 20hs?

Sempre que quisermos abreviar a palavra hora, no singular, ou horas, no plural, devemos utilizar apenas um h minúsculo. Errado: 5H, 14hr, 3h. e 20hrs.

Como usar o e E o são?

Lembre-se que predicativo é a qualidade atribuída ao sujeito ou objeto que completa o sentido do verbo, neste caso do verbo “ser”. Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde.

É SA ou são?

[Gramática] O plural sãos e o feminino sã só correspondem nas acepções em que esta palavra é usada como substantivo: saíram do acidente sãos e salvos; mente sã.

É ou é?

Como denominação de letra, pronuncia-se é, e não ê, como vemos no alfabeto: a, b, c, d, e (= é e não ê), f, g, h, etc. Pronunciamos ê, quando inserida em determinadas palavras: pêra, dedo, três, maneta, letra, eu e (= i) você, etc.

SÃO é um verbo?

Ele é um dos principais verbos de ligação e como tal sua função é ligar o sujeito e suas características (predicativo do sujeito). Isso faz com que, muitas vezes, o verbo concorde com o predicativo em vez de concordar com o sujeito. Exemplos: O choro são as mágoas deixadas pela separação.



Outras questões

Qual é o significado da palavra Kame Rame rá?

Onde surgiu a expressão nem que a vaca tussa?

Como mudar a cor da sombra no Word?

Como surgiu a história de zumbis?

Quais são Ás cartas do Truco Paulista?

Como mudar a cor de um HR CSS?

Como o mundo foi criado de acordo com a mitologia egípcia?

Como se plantar trigo?

Como alterar a cor de um objeto no Lightroom?

Quando foi criado o pregão?

Como que escreve Moana?

Onde Quando e como surgiu a unidade de medida quilograma?

Como se escreve Beatles em português?

Como alterar cor de vetor?

Como se escreve a palavra lord?

Como alterar o CPF para CNPJ no PagSeguro?

Quais os objetivos do sistema Just in Time?

Como pintar dentro de um objeto no Photoshop?

Quais as origens das principais brincadeiras tradicionais brasileiras?

Porque os faraós eram embalsamados?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com