Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Os primeiros, também chamados de endógenos, atuam de dentro para fora (deformando), como o vulcanismo e o tectonismo. ... As principais formas de relevo são planaltos, planícies e depressões.
A litosfera (do grego "λίθος" [Lithos] = Pedra; "σφαίρα" [Sphaira] = Esfera) é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso e é constituída por rochas e solo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior.
Ao conjunto de formas variadas da superfície da Terra damos o nome de relevo. Podemos afirmar que o relevo é o modelado da superfície terrestre. ... Porque ele é constituído de áreas mais altas, áreas mais baixas, terras planas, terras acidentadas, que modelam, isto é, dão forma à paisagem da superfície terrestre”.
Terra | |
---|---|
Planeta principal | |
Características físicas | |
Diâmetro equatorial | 12 756,2 km |
Área da superfície | 5 km² |
Os diferentes tipos de relevo são originados a partir da ação dos agentes internos ou endógenos e agentes externos ou exógenos. Os agentes internos são atividades vulcânicas, abalos sísmicos e atividades tectônicas. ... As principais são formas de relevo são: cadeias de montanhas, serras, planaltos, planícies e depressões.
Os principais fatores que influenciam a distribuição de uma espécie estão relacionados principalmente com a capacidade de dispersão, o comportamento (seleção de habitat), a presença de outras espécies e aos fatores físico–químicos (KREBS, 1985).
Zoogeografia – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Compreender a composição, bem como os processos de formação e transformação da superfície terrestre é de extrema importância para as atividades humanas, pois o seu conhecimento influencia ações de planejamento e reconstrução de espaços geográficos, vegetais, animais e outras manifestações externas.
Ao contrário do que muitos pensam, a ciência que estuda a superfície terrestre não é a Geografia. Na verdade, essa é apenas uma entre as diversas áreas do conhecimento que procuram compreender essa dimensão da Terra, cada uma com a sua respectiva abordagem.
A superfície terrestre é composta por irregularidades, apresenta-se de formas diferentes em todo o planeta, essas modificações são causadas especialmente pelos agentes modeladores do relevo que agem internamente (interior da Terra) ou externamente (fora do interior da Terra).
7. Como nem sempre é possível observar directamente todas as paisagens terrestres, torna-se necessário recorrer a diferentes meios que as representam como é o caso: das imagens, globos e mapas. 8.
Como pintar o cabelo com violeta genciana passo a passo?
Qual a utilidade do dente siso?
O que é o coletivo de insetos?
Quem trabalha no pet shop e o quê?
Quais são os sintomas que o trabalho não está fazendo bem?
Tem shopping nos Estados Unidos?
Como não exigir tanto de si mesmo?
Como é o nome fotógrafo em inglês?
Como saber todas as questões da prova online?
Tem como cobrir uma tatuagem colorida?
Como se chama uma coisa que tem formato de orelha a uniforme uniforme orelha rosa ou Apiforme?
Como pintar o bigode com água oxigenada?