Embora não apresentem uma estrutura fixa, os textos dos diários podem ser estruturados da seguinte maneira:
Gênero textual usado para relatos cotidianos Diário deriva do latim diarium, cuja palavra faz referência a “dia”. É um tipo de autobiografia narrada em primeira pessoa. Embora seja conhecido popularmente como um caderno de anotações é um dos gêneros textuais assim como a fábula, o romance e a notícia, por exemplo.
Confira a seguir as características do gênero textual diário:
O gênero textual diário é um texto pessoal e informal, em que uma pessoa escreve sobre suas ideias, sentimentos, ações, desejos, emoções e acontecimentos do seu dia a dia. É um gênero textual de relatos pessoais, que somente o próprio autor pode ler, ou pessoas autorizadas por ele.
Para começar um diário, você precisará de um caderninho, uma ferramenta de escrita e um comprometimento pessoal. O primeiro passo é escrever a entrada inicial. Depois dela, tudo fica mais fácil! Use o diário para explorar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos, aqueles que não pode compartilhar com ninguém.
O diário pessoal é composto por relatos íntimos que devem ser lido apenas pelo (a) próprio (a) autor (a). Apresenta uma linguagem simples, coloquial e familiar, sem preocupações literárias.
Porque é importante ter diferentes tipos de Diários Oficiais
1 Contato com o gênero Converse com os alunos sobre as funções sociais que o diário pode ter (registro de memórias e apresentação de uma viagem, por exemplo) e proponha que a turma leia diários publicados em livros para conhecer esse tipo de texto.
O gênero textual diário é um texto pessoal e informal, em que uma pessoa escreve sobre suas ideias, sentimentos, ações, desejos, emoções e acontecimentos do seu dia a dia. É um gênero textual de relatos pessoais, que somente o próprio autor pode ler, ou pessoas autorizadas por ele.
Embora não apresentem uma estrutura fixa, os textos dos diários podem ser estruturados da seguinte maneira: Data e Local: são indicadas no início do texto o local e a data em que foi escrito, como numa carta. Vocativo: Geralmente é incluído no começo do texto como: “querido diário”, “querido amigo diário”.
Proponha a escrita em um diário: Faça o convite à turma para escrever um diário pessoal, como, onde e quando quiser. Lembre-se que os gêneros textuais podem ser recebidos e produzidos, na escola e fora dela.
Exemplo de Diário. Para compreender melhor a estrutura desse gênero textual, segue abaixo um exemplo de diários pessoais: Passo fundo, 31 de outubro de 1997. Querido Diário, Hoje já acordei com uma sensação estranha. Talvez por ser o “dia das bruxas”.
Ponto de atenção: Dê dicas para personalizar o diário: colocar capa mais dura, encapar, utilizar gravuras de temas que gostem, fotos, elementos de recordações, bilhetes e poesias. Crie expectativas para a próxima aula onde serão analisados textos do gênero em estudo.
Quais os melhores nichos do Hotmart 2021?
Como pagar o licenciamento 2021 SP?
Como espelhar a tela do Moto G6 Plus no PC?
Qual a contribuição de John Dewey?
Qual país que não existe desigualdade social?
Qual a melhor forma de usar maizena no cabelo?
Quanto rende 200 reais no Nubank por mês?