7 dicas de iluminação para a sala de estar e de TVUse LED. As novidades e atualizações tecnológicas são constantes no setor de luminotécnica. ... Prefira tons quentes. ... Invista em iluminação indireta. ... Dimerize. ... Crie um cantinho de leitura. ... Ilumine os nichos. ... Luz para as plantas.
A iluminação indicada para uma sala de estar deve estar entre 1.500 e 3.000 lumens. A iluminação para o espaço destinado à leitura deve ter no mínimo 400 lumens.
Um cuidado que se deve ter é ao colocar pontos de luz acima do sofá, de poltronas ou pufes, pois pode incomodar quem estiver sentado.Sala de jantar: luz no centro da mesa. ... Quarto: iluminação suave. ... Cozinha: luz intensa. ... Banheiro: luz natural. ... Escritório: foco em alguns pontos.
Quantos pontos de luz são necessários para iluminar um ambiente?cada cômodo deve ter pelo menos um ponto de luz no teto, com um interruptor na parede.carga de luz: para cômodos de até 6m², iluminação de 100VA; para cada 4m² a mais, coloque mais 60VA.
As lâmpadas de LED mais procuradas atualmente são as de 10 watts de potência, por proporcionar uma grande luminosidade para salas e quartos, por exemplo. As lâmpadas de 5 watts, por sua vez, são ótimas para luminárias e abajures, pois proporcionam uma capacidade mais baixa de luminosidade.
23 curiosidades que você vai gostar
As lâmpadas de cor mais amarelada são as branco quente e são indicadas para ambientes mais confortáveis. As branco natural são indicadas para ambientes de trabalho e estudo. Já as branco frio são indicadas para ambientes em que se deseja uma iluminação mais potente, como banheiros e cozinhas.
Na hora da escolha da temperatura, a dica geral é: para ambientes calmos e de descanso, como salas, quartos, escolha lâmpadas quentes; para demais ambientes, como cozinha e banheiros, opte por lâmpadas frias. A potência é importante para se certificar de que o ambiente ficará suficiente iluminado com a lâmpada.
A FÓRMULA PARA ILUMINAÇÃO
Então se você tem um cômodo de 5 metros de largura x 4 metros de comprimento, em uma sala ampla, por exemplo, multiplique por 3,2 e o resultado será 64 watts (em iluminação LED) , que é o a potência necessária aproximada para iluminar adequadamente a sua sala.
A opção mais indicada, e também mais fácil, é a bivolt, assim você não precisa se preocupar, pois ela vai funcionar em qualquer localidade do país. Já se você possui sanca em gesso, as lâmpadas LED com 12 volts são ideais para esses ambientes. Elas proporcionam uma iluminação mais fraca, delicada e aconchegante.
Exemplo: Segundo a tabela, uma sala precisa de 100 a 200 lúmens por metro quadrado de luz geral.
Neste caso, um quarto com 4 metros de largura e 4 metros de comprimento, necessitaria de 51,2 watts para ter uma luminosidade adequada.
Em resumo: a melhor luz para o quarto é a amarela de LED.
Isso porque ela é a que menos violenta com o nosso ritmo circadiano e a mais amigável à conta de energia.
Por isso, uma boa dica é você mesclar a utilização de lâmpadas de cores quentes e cores frias. Lembre-se que a luz branca é uma boa opção se você deseja uma iluminação mais clara e objetiva; cores quentes proporcionam aconchego, tons de azul e roxo costumam proporcionar tranquilidade.
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanço para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.
Para saber qual a quantidade de iluminância necessária no ambiente deve-se multiplicar o valor do lux médio pela área total do cômodo (NBR 5413). Caso queira apenas saber se a quantidade de luz existente é o suficiente para aquele ambiente, é só somar o lúmen de todas e dividir esse valor pelo metro quadrado.
Já os níveis de iluminância média calculados para as salas de aula D03 e D04 não atingiram o valor recomendado para aulas noturnas e educação de adultos, 500 lux. Para essas salas, obtiveram-se os valores de 395 e 498 lux, respectivamente.
As lâmpadas de LED são até 10 vezes mais eficientes que as incandescentes e as halógenas, e 2,5 vezes mais eficientes que as fluorescentes, em termos de iluminação. Isso significa que uma lâmpada de LED de 10W fornece uma luminosidade semelhante à incandescente de 100W.
Uma boa lâmpada irá iluminar bem consumindo pouca energia, ou seja, terá uma alta taxa de lúmens e um baixo valor de watts. Nesse caso, a unidade que mede sua eficiência luminosa, ou rendimento luminoso, é expresso em lm/w, ou seja, lúmens/watts.
Geralmente, uma lâmpada de LED de 6W substitui uma incandescente de 40W, uma LED de 12W equivale a uma de 75 e uma de 18W substitui uma incandescente de 100W.
Melhores Lâmpadas LED de 2022Lâmpada LED inteligente com Alexa RGB.Black+Decker – Lampada LED Bulbo.Lâmpada Inteligente Smart Lamp I2GO Home Wi-Fi LED 10W.Lâmpada LED Alta Potência Foxlux.LORENZETTI – LAMPADA LED 20W BRANCA BIVOLT.Lâmpada LED Bulbo A65 6500K 100-240V.
Como escolher a temperatura de cor da luz para cada ambienteBranco avermelhado: luz mais quente. Esse tipo de luz é ideal para criar uma sensação de calma, relaxamento e conforto. ... Branco alaranjado: luz neutra. ... Branco amarelado: também considerada uma luz neutra.Branco azulado: luz fria.
Como tirar espinhas do rosto com açúcar?
Como desativar mecanismo de conversão de texto em voz do Google?
O que a pasta de dente faz no rosto?
Porque o cabelo fica com caspa depois da selagem?
Como tirar o roxo Marsala do cabelo?
Como pintar com compressor sem escorrer a tinta?
Como peticionar no PJe do Tribunal Superior do Trabalho?
Como instalar um mod no GTA 5?
Como tirar mancha de chuveiro?
Que tinta se usa para pintar Eva?
Como retirar cílios postiços sem removedor de maquiagem?
Como fica o dente depois de tirar a cárie?
Como tirar cortina do trilho suíço para lavar?
Como tirar cópias na Epson l3150?