Diante de tamanha tragédia, Jó rasga suas vestes em sinal de tristeza e dor e raspa seus cabelos num ato de humilhação. Entretanto, Ele declara: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.
Somente podemos conhecer de Deus aquilo em que nos tornamos semelhantes a Ele. “1 Então respondeu Jó ao Senhor: 2 Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. ... 3 Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho?
Ele não permitiu que ficasse. Não murmurou, não pecou, pois em seu coração sabia, Deus era senhor sobre tua vida, queria de Deus não somente bens e família, mas queria sua presença não importando se na saúde, na dor ou na bonança. Bastaria que Deus estivesse com ele para que o pudesse louvar.
O propósito do sofrimento de Jó sempre foi a instrução de milhares de gerações que vieram após ele. Deus permitiu o sofrimento de Jó para que as bilhões de pessoas que viriam após ele pudessem receber todas estas lições que são retiradas do texto. É neste sentido que o livro nos chama para fazer parte da história.
O livro de Jó contém o relato de um homem íntegro que permaneceu fiel mesmo em meio a duras provações. A experiência de Jó nos convida a refletir sobre perguntas difíceis a respeito das causas do sofrimento, a fragilidade da existência humana e os motivos para crer em Deus mesmo quando a vida parece injusta.
19 curiosidades que você vai gostar
“Jó passou a ser afligido com feridas terríveis que iam da sola dos pés até o alto da cabeça, então ele lançava mão de um caco de cerâmica e com ele se coçava, raspando suas feridas, sentado sobre cinzas.”(Jó 2, 7).
Jó 42. Jó se arrepende no pó e na cinza — Ele vê o Senhor com seus olhos — O Senhor repreende os amigos de Jó, aceita Jó, abençoa-o e faz com que seus últimos dias sejam melhores do que os primeiros.
[Figurado] Falta de liberdade moral, espiritual; domínio.
Jó 42,5, devidamente contextualizado, pode oferecer um ponto de inflexão para os que se afundam em um niilismo de crenças e se afastam dos valores sagrados, julgando que a fé e a religião são coisas ultrapassadas e que servem, somente, para suprir as necessidades dos poucos esclarecidos.
“Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. Jó 42:2.
Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.
Jó 4–31 contém conversas entre Jó e três amigos que foram visitá-lo. (Ver Jó 2:11–13.) Cada amigo, a seu próprio modo, disse a Jó que Deus pune os pecadores, portanto Jó devia ter pecado. ... Os “amigos” responderam incentivando-o a arrepender-se para que Deus removesse suas tribulações.
Bildade era um dos três companheiros de Jó, descendente de Suá, filho de Abraão por Quetura. ... Em seu terceiro discurso, Bildade argumentou que o homem é "um gusano", e "um verme", e por isso impuro diante de Deus, as palavras confortadoras dos três companheiros de Jó chegaram ao fim.
Elifaz (em hebraico: אֱלִיפָז Ělîp̄āz, "El é puro ouro") foi, segundo o relato bíblico, um dos três amigos de Jó, deveria ter vindo de Temã, uma importante cidade de Edom.
Bildade crê na máxima de que se há sofrimento, então há pecado. Jó responde a Bildade dizendo que seus amigos mais íntimos o abominavam nesse período difícil de sua vida (Jó 19:19)
Nos tempos de Jesus a lepra era a mesma coisa que a morte. ... Os sacerdotes tinham a função de "declarar puro" um leproso que tivesse sarado, mas não tinham o poder de "torná-lo puro", isto é, de curá-lo. A cura de um leproso era uma obra exclusiva de Deus.
lepra é uma infecção crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis. Ela resulta em danos principalmente nos nervos periféricos (nervos localizados no exterior do cérebro e da medula espinhal), na pele, nos testículos, nos olhos e nas membranas mucosas do nariz e da garganta.
Achado arqueológico sugere que lepra surgiu na Índia há cerca de 4.000 anos.
8. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. 9. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Não são os grandes planos que dão certo; são os pequenos detalhes. Existem, apenas, duas espécies de planos de batalha, os bons e os maus. Os bons, falham quase sempre, devido a circunstâncias imprevistas que fazem, muitas vezes, que os maus sejam bem sucedidos.
Jó 42:2 - Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. - Bíblia.
Jó 42:10–17.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Deus fala com cada um de nós de uma maneira que consigamos entender (ver Doutrina e Convênios 1:24). As pessoas às vezes têm sonhos e visões. Porém, o mais comum é Deus falar conosco na forma de sentimentos serenos provenientes do Espírito Santo, como calor, paz ou alegria.
Frustrado. Frustrado é um adjetivo que qualifica aquilo que foi gorado, inútil, fracassado, que não chegou a se desenvolver, que ficou incompleto e imperfeito. Ex.: O plano foi frustrado. O Frustrado é aquele que não alcançou seu ideal, a sua ambição, o seu desejo.
Quais produtos de limpeza são ácidos?
Como funciona o plano de coparticipação da Unimed?
O que significa dor no pescoço lado esquerdo?
Como ficar rico com opções livro?
O que comprar com 100 reais no supermercado?
O que colocar em habilidades e qualificações?
O que é um organismo intoxicado?
Quanto recebe um youtuber por visualização?
Pode usar Contractubex ainda com pontos?
Porque nós estamos no século 21?
Que foi o último rei de Israel?
Quais são os cinco setores principais do agronegócio?