O processo de formação de preço nada mais é do que a análise realizada pelo empreendedor ao definir qual será o valor cobrado por determinado produto ou serviço oferecido por ele, levando em consideração alguns fatores, como custos, margem de lucro, despesas fixas e variáveis, dentre outros elementos.
O valor deve cobrir o custo direto da mercadoria/produto/serviço, somado as despesas variáveis e fixas proporcionais. Além disso, deve gerar lucro líquido. Para definir o preço de venda de um produto e/ou serviço, o empresário deve considerar dois aspectos: o mercadológico (externo) e o financeiro (interno).
A formação do preço de venda é um processo que, se realizado de forma adequada, oferece benefícios para os negócios e também para seus clientes. Ele consiste em definir um valor para um produto ou serviço na hora de lançá-lo ou por uma necessidade de adequação ao cenário econômico.
Fórmula baseada no lucro. Outra maneira de calcular o preço de venda é se baseando no lucro nominal desejado, levando-se em consideração os custos. Para esse caso, será acrescido um determinado valor ao custo do produto para encontrar um montante mínimo para o número final.
As decisões de preço são influenciadas por três fatores básicos: custo, clientes e concorrentes. Muitos gestores afirmam que fixam os preços a partir do custo mais margem.
6 fatores que influenciam o preço de venda de um produto: veja como calcular!
Uma das maneiras de formação de preço de venda com base nos custos é o Markup. O Método Markup nada mais é do que um índice multiplicador aplicado sobre o custo de um produto e/ou serviço para a formação do preço de venda.
Como já sabemos, a formação de preços é um processo, logo todas essas etapas devem ser executadas uma à uma e ao final do ciclo, repetidas. Isso acontece porque mercado e concorrência vão reagir à cada alteração que você realizar em seu preço, assim como a economia também pode influenciar em suas margens.
Como funciona o cálculo da formação de preço? O primeiro passo para calcular a formação de preço de seu serviço ou produto está em delimitar todos os custos e despesas envolvidos na produção ou oferta destes. Vale destacar que é fundamental também saber diferenciar custos e despesas, já que eles são conceitos distintos, conforme explicamos abaixo:
Existem diversos métodos para a formação de preços, sendo que cada um deles apresenta vantagens e recomendações, variando de acordo com a necessidade da empresa, seu momento de mercado e também de acordo com as informações de custo disponíveis. Explicamos abaixo os principais. Confira:
Isso porque o preço de um produto ou serviço deve ser suficiente para cobrir as despesas envolvidas na sua produção, estar compatível com o mercado — ou seja, com a concorrência — e permitir a geração de lucro. Assim sendo, como resultado, existe toda uma ciência na hora de determinar o preço de um produto ou serviço.
Qual a melhor escola particular?
Quanto tempo demora para se ter um CNPJ?
Qual a potência de um ar condicionado split 9000 BTUs?
Quais são as palavras paroxítonas?
Como descansar a mente do trabalho?
Quais os 5 grupos alimentares para bebê?
Qual é o Exu mais forte da Umbanda?
O que significa Eros na Bíblia?
Como é feita a triagem para doação de sangue?
O que são funções descontínuas?
Onde colocar o termômetro no forno?
Para que serve prednisolona 20 mg?
Como saber se é gastrite ou ansiedade?
Qual o queijo que tem menos calorias?