São possíveis 3 formas de consultas à CID-10: em formato Help para Windows, em formato HTML (pelo navegador da Internet) e por um programa de pesquisa por termos – PESQCID. Os dois primeiros têm conteúdo idêntico, variando apenas o software de apresentação. O terceiro apresenta recursos mais sofisticados de pesquisa.
Confira a seguir os grupos de códigos da CID 10:
Os códigos da CID 10 e suas classificações
Através do programa PESQCID, disponibilizado pelo DATASUS, é possível localizar as informações sobre o CID a partir do código descrito no laudo, do nome ou parte do nome da doença. Para fazer o download do programa na página do DATASUS, basta clicar em Sistemas e Aplicativos ⇒ Cadastros Nacionais ⇒ CID10 ⇒ Aplicações.
A CID-10 foi aprovada em maio de 1990 e entrou em vigor a partir de 1994. A CID-11 foi apresentada em junho deste ano (2018), com previsão de entrar em vigor em Janeiro de 2022.
Advinda da sigla inglesa International Statistical Classification of Diseases and Related Health Problems (IDC), trata-se de uma tabela ou catálogo que objetiva codificar as doenças de forma padronizada. Em outras palavras, a CID traz a classificação de todas as doenças oficialmente reconhecidas pela ciência.
A OMS institui um cronograma de atualização periódica da CID-10 no qual são revisados erros, alterados códigos e incluídas novas patologias. Atualmente, são 22 capítulos (5 a mais do que a CID-9). Ao contrário das outras edições, que contavam com 2 volumes, a CID-10 está organizada em 3 volumes.
Como saber se tenho asma ou ansiedade?
Quando se está com a pessoa errada?
Quando uma pessoa é considerada louca?
Como saber se a mensagem foi lida no Instagram?
Como saber se a pessoa é yin ou Yang?
Como saber se uma pessoa é boa ou má?
Como acontece a mensuração da PAM?
Como saber de qual entidade Sou filha?
Como melhorar as relações sociais na escola?
Como saber se rompeu o tendão do ombro?
Como aliviar o atrito entre as coxas?
Como saber se a pessoa é de Oxóssi?
Como configurar um roteador Tp-link como switch?