Para fazer o pedido de Usucapião, o possuidor interessado deverá contratar um advogado que irá analisar o caso, providenciar a documentação necessária e, então, ingressar com a ação Judicial ou com o Requerimento Extrajudicial no Cartório de Registro de Imóveis.
Em regra, o procedimento deverá durar cerca de 120 dias. Todavia, nada impede que seja necessária uma duração mais prolongada. Há depender do tipo de ação, o processo da usucapião pode demorar até 15 anos.
Quem pode pedir usucapião? Pode pedir a escritura do imóvel quem estiver no controle do usufruto – podendo ser terreno, casa, apartamento, terras rurais ou até mesmo comerciais – a partir de cinco anos, tendo utilizado o bem como seu, sem interrupções ou oposição.
Desta forma, o detentor do imóvel (o inquilino) não se torna proprietário por usucapião.
Sendo assim, a legislação brasileira prevê o tempo estipulado para este processo, que é entre cinco a quinze anos de uso do bem, em alguns casos podendo ser aplicado em dez anos. Como iniciar uma ação da Usucapião: espécies de Usucapião de bens imóveis
A lei portuguesa utiliza esta distinção para estabelecer os prazos da usucapião. Estar de “má fé” nesta situação significa saber que o bem possuído pertence a outra pessoa e aproveitar-se da ausência desta.
Como fazer o bebê pegar o peito sem o bico de silicone?
O que fazer para tirar o quebranto?
Como tirar relatório de impressora?
Como limpar gordura de tijolo?
Como limpar o fogão com água oxigenada?
Como usar a energia da Ametista?
Porque o mousse de limão fica amargo?
Como limpar travesseiro com álcool?
Como limpar controle do ar condicionado?
Como limpar vidros de portas e janelas?
Quais as funções do controle do alarme Pósitron?
Como funciona o desconto bom cidadão?
Como tirar o relógio da tela de bloqueio do Moto g8?
Quantas faltas pode demitir por justa causa?