Gramática. A concordância nominal trata especificamente da concordância de gênero e número que deve ocorrer entre um nome (o substantivo) e os outros termos da sentença que o modificam (adjetivos, artigos, pronomes e até mesmo numerais).
Concordância nominal é a relação que se estabelece entre as classes de palavras (nomes). É o que faz com que substantivos concordem com pronomes, numerais e adjetivos, entre outros. Exemplo: Estas três obras maravilhosas estavam esquecidas na biblioteca.
Conheça as regras de concordância nominalUm substantivo + um adjetivo.Mais de um substantivo + um adjetivo.Concordar com o substantivo mais próximo.Concordar com todos os substantivos.Inserir o artigo antes do último adjetivo.Inserir o artigo concordando com o substantivo no plural.
A regra geral de Concordância Nominal diz que todos os determinantes (adjetivo, numeral, pronome adjetivo e artigo) devem harmonizar-se quanto ao gênero e ao número do substantivo. Portanto, substantivo no feminino singular, determinantes também, caso esteja no masculino plural, os determinantes o acompanham.
Na concordância nominal os modificadores do substantivo (artigo, pronome, numeral, adjetivo) concordam em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural) com o substantivo. As três amigas fiéis foram ao shopping.
22 curiosidades que você vai gostar
Enquanto o complemento nominal tem a função de completar um substantivo, adjetivo ou advérbio, o adjunto adnominal caracteriza um substantivo. Exemplos: Detesto a demora do ônibus. (“do ônibus” é complemento nominal, pois completa o sentido do substantivo “demora”)
Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.
4) Eram pessoas o mais honestas possíveis.Correção da frase: O adjetivo possível concorda com o artigo que o precede.Assim: “Eram pessoas o mais honesta possível.”/”Eram pessoas os mais honestas possíveis”.
Casos especiais de concordância nominalPalavras: mesmo, próprio, só, extra, junto, leso, quite, obrigado, anexo, apenso e incluso. ... Expressões: é preciso, é necessário, é bom, é proibido, é permitido. ... Substantivo com valor contextual de adjetivo. ... Verbos no particípio. ... Pronome indefinido neutro + preposição “de” + adjetivo.
O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
A concordância verbal faz referencia ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro necessariamente deve concordar em número - singular ou plural - e pessoa - 1°, 2°, 3° - com o segundo. Por sua vez, a concordância nominal se refere ao substantivo e suas formas relacionadas: adjetivo, numeral, pronome, artigo.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Ocorre quando as classes de palavras (nomes) concordam entre si em gênero e número. Concordância nominal é a relação morfológica entre os vários nomes de uma oração.
Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco). Eram três da tarde.
Não há elemento modificador do substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário fica na forma masculina, singular. – É necessária muita paciência. Há o pronome indefinido feminino, singular, muita, modificando o substantivo paciência, por isso o adjetivo necessário concorda com ele: necessária.
O verbo “haver”, com o sentido de “existir” ou de “ocorrer”, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Assim, fica na terceira pessoa do singular. Quando acompanhado de um verbo auxiliar, este também se torna impessoal, assim sendo, deve permanecer no singular. Por isso, a forma correta é: “pode haver consequências”.
Predicativo é o termo que confere ao sujeito ou ao objeto uma qualidade, uma característica. Existem dois tipos de predicativo: o PREDICATIVO DO SUJEITO e o PREDICATIVO DO OBJETO.
A concordância verbal garante que os verbos concordem com os sujeitos, enquanto a concordância nominal garante que os substantivos concordem com adjetivos, artigos, numerais e pronomes. Exemplo: Nós estudaremos regras e exemplos complicados juntos.
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
Complemento nominal ou adjunto adnominal?Se estiver ligado a um adjetivo ou advérbio, sendo sempre precedido de uma preposição, é complemento nominal.Se estiver ligado a um substantivo concreto, podendo ser ou não precedido de uma preposição, é adjunto adnominal.
Geralmente encontrado no final da sentença, o complemento verbal é a palavra usada para completar o significado do verbo ao qual ele procede e a sua ausência compromete todo o entendimento da frase. Falar de complemento verbal é falar de objeto direto e objeto indireto.
Predicativo do Objeto x Complemento Nominal
A diferença entre os dois é que o predicativo do objeto dá uma característica ao objeto, do tipo “o objeto é + predicativo do objeto”. O complemento nominal completa o sentido do objeto. Exemplo 1: “Eu considero o curso excelente”.
c) Quando vamos ao cinema, gostamos de comprar pipocas. d) A mulher e o homem pareciam assustados. e) Os alunos consideraram difícil o simulado e a redação.
A concordância verbal deverá ser feita com o infinitivo pessoal, havendo a flexão do verbo, sempre que houver um sujeito definido ou quando se quiser definir o sujeito. Também quando o sujeito da segunda oração for diferente do da primeira e para indicar indeterminação do sujeito na 3. ª pessoa do plural.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
Como fazer dó sustenido no teclado?
Quando é que a energia mecânica se conserva?
Como faço para acessar a Secretaria Digital?
Como podemos conhecer a cultura surda?
Como fazer uma surpresa de aniversário simples e barata?
O que é erro no negócio jurídico?
Como o boxe era chamado antigamente?
Como fazer grude caseiro para colar papel?
Como alcançar um milagre financeiro?
Como o IDH do Brasil é considerado Brainly?
O que podemos encontrar na parte mais antiga de uma cidade?
Como fazer cubos de gelo com gelatina incolor?
Quais são as formas de alimentação dos animais?
Quais as profissões do futuro 2030?