Quem pode pedir a internação compulsória?

Pergunta de Simão Santiago Nogueira Matias em 02-06-2022
(53 votos)


Quem pode pedir a internação compulsória?

A internação compulsória é indicada para pacientes em estado crítico de saúde, nos quais outros tipos de tratamento não tiveram o resultado esperado ou em situações onde o dependente químico representa risco à sociedade.

É possível internação compulsória?

1) A internação compulsória está prevista em lei? Sim. Quando a pessoa não quer se internar voluntariamente, pode-se recorrer às internações involuntária ou compulsória, definidas pela Lei Federal de Psiquiatria (Nº 10.216, de 2001).

Como fazer internação compulsória pelo SUS?

Para que você consiga internar o dependente químico de forma compulsória, deve procurar apoio judicial. Esse tipo de internação está prevista na Lei Federal de Psiquiatria nº 10.216/2001. Assim, é preciso que você procure um médico psiquiatra para que este realize o pedido junto ao Ministério Público.



Como pedir a internação involuntária?

O processo de solicitação da internação involuntária tem início pelo contato com o médico. Por meio de uma consulta, os familiares podem narrar o caso e informar todos os detalhes envolvidos. Cabe ao profissional, então, emitir um laudo técnico que ateste a necessidade de adotar a medida.

Qual a possibilidade de internação compulsória?

O artigo 9º da lei 10.216/01 estabelece a possibilidade da internação compulsória, sendo esta sempre determinada pelo juiz competente, depois de pedido formal, feito por um médico, atestando que a pessoa não tem domínio sobre a sua condição psicológica e física.

Como viabilizar o processo de internação compulsória?

No dia 11 de janeiro de 2013, o Estado de São Paulo viabilizou uma parceria inédita no Brasil entre o Judiciário e o Executivo, entre médicos, juízes e advogados, com o objetivo de tornar a tramitação do processo de internação compulsória (já previsto em lei) mais célere, para proteger as vidas daqueles que mais precisam.



Qual o objetivo da internação compulsória do dependente?

Em casos extremos, a Justiça pode decidir pela internação compulsória do dependente. Para entender melhor o que é o programa e qual o objetivo da ação, a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania preparou um guia com perguntas e respostas.

Será que a internação compulsória é a última alternativa para o dependente químico?

A internação compulsória deve ser vista como a última alternativa para o dependente químico. Porém, é muito importante ressaltar que essa ação é prevista em lei e pode ser uma solução para a busca por tratamentos para aqueles pacientes em estados mais graves ou que resistam à ajuda dos familiares.



Outras questões

Quais as atividades do cuidador de idosos?

Como medir um metro com os braços?

O que a Bíblia diz sobre cumprir com a palavra?

Como clarear a virilha com bicarbonato e limão?

Qual EP Luffy luta contra Kaido?

Qual a postura de um fiscal de caixa?

Quanto tempo leva para fazer efeito a natação?

O que significa decorar uma casa?

Qual melhor PUBG ou free Fire?

Quais os benefícios da vitamina C em comprimido?

Qual é o compilador do Java?

Como saber se um imóvel é isento de IPTU?

Quando viro a chave o motor não liga?

Que dia abre a pesca 2022?

Pode usar botox como hidratação?

Quais as características do povo?

O que é o First Name em inglês?

Como é o resultado do Beta-hcg qualitativo?

Como responder ao Termo de intimação Fiscal?

Quais as hipóteses é permitida a solidariedade?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com