4) A diversidade de objetos na Psicologia justifica-se porque os fenômenos psicológicos são tão diversos que não podem ter os mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. Com esse pensamento podemos dizer que: ... Existe apenas uma corrente teórica da psicologia que compreende o comportamento humano.
Assim, a Psicologia hoje se caracteriza por uma diversidade de objetos de estudo. ... A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
Para Koffka a psicologia científica tem três objetos de estudo: a consciência, a mente e o comportamento. ... Em outras palavras, não importa se partimos do comportamento, da mente ou da consciência, importa sim se somos capazes falar de cada um deles, bem como da possível relação que há entre eles.
Fleury (2000) destaca que a diversidade ocorre quando pessoas com diferentes identidades interagem no mesmo ambiente social, ou seja, uma empresa que apoia a diversidade contrata pessoas independentemente da sua etnia, orientação sexual ou identidade de gênero: contrata pessoas por suas competências.
Sabe quais são as teorias e técnicas de cada escola? Psicanálise e terapia cognitivo-comportamental (TCC) são fortes exemplos de abordagens psicoterapêuticas. E, embora apresentem conceitos distintos, ambas as linhas de tratamento promovem melhorias significativas na vida do paciente.
Ela passou a ser também uma ciência. Temos sugerido até aqui que a Psicologia pode ser vista como um campo de conhecimento no interior do qual articulam-se conteúdos reflexivos, empíricos e aplicados.
Julgo que o campo de aplicação da ciência moderna à psicologia é definido pelos fenômenos psíquicos que obedecem a padrões. Os fenômenos da criatividade, pró-atividade, sentido e significado (Fodor, 1991) são inabordáveis pelo método científico e portanto só se submetem a investigações de natureza filosófica.
Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? ... O cotidiano e o conhecimento científico que temos da realidade aproximam-se e se afastam: aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor.
Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Nos afastamos para refletir e conhecer além das suas aparências.
Além disso, os alunos deverão ter compreendido que é fundamental que exista esta diversidade para que possamos ter experiências e vivências ricas e diversificadas, para que possamos aprender com as diferenças.. Os links abaixo se referem ao conceito de Diversidade em sala de aula:
Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula. As estratégias utilizadas serão: Utilização do laboratório de Informática. O professor deverá iniciar a aula levando os alunos para o laboratório de informática, e pedindo que, em duplas, utilizem um computador.
Os problemas e temas da psicologia passam a serem investigados pela fisiologia e neurofisiologia, pois era necessário compreender o funcionamento da maquina de pensar humana: o cérebro. A partir daí, a psicologia passa a definir seus objetos de estudo, delimitar seu campo, formular métodos e teorias. Surgem as primeiras escolas de psicologia:
Vejamos agora quais vantagens a formação em psicologia pode nos oferecer. 1. A psicologia nos ajuda a entender melhor a nós mesmos
O que dá energia para o corpo humano?
Qual a função dos microrganismos no rúmen?
Quantos finais têm God of War 3?
Quem julga impugnação ao cumprimento de sentença?
Quais são os impactos ambientais do Brasil?
Quais são as doenças mais incapacitantes do mundo?
Qual é a principal característica de um bom argumento?
Como tomar banho no inverno sem sentir frio?
Como se escreve 4 elevado a 2?
O que faço para ter cabelo crespo?
Como abrir uma loja com pouco dinheiro?
Quanto tempo demora uma cirurgia de desvio de septo?
O que é uma linguagem de programação estruturada?