Procedimentos para determinar o concreto usinado para laje Entender sobre esses níveis de deterioração onde as estruturas estarão expostas deve ser o primeiro passo para definir a resistência do concreto usinado e até mesmo compreender se será necessário o uso de aditivos em sua composição.
Existem três controles importantes que devem ser realizados para verificar se o concreto usinado que chega à obra é o mesmo que foi solicitado, apresentando as mesmas especificações do projeto, são eles: controle tecnológico, controle estatístico e controle de traço.
Concreto convencional
O tipo mais usado de concreto é o mais comum utilizado em obras. Pode ser utilizado diretamente no solo, para fundações, ou ser lançado em fôrmas, para lajes e pisos. A mistura deve ser feita com vibrador, para garantir o adensamento correto da mistura.
O melhor lugar para encontrar a definição do que é o Fck é na norma NBR 6118 – Projeto de Estruturas de Concreto. A norma diz que o Fck é a resistência característica à compressão do concreto aos 28 dias de idade. Na maioria dos casos, a unidade utilizada para o Fck é o MPa (megapascal).
Concreto leve
Ideal para enchimentos de lajes, elementos de vedação e regularização de piso. Utilizado para redução de peso das estruturas, o concreto leve é um importante isolante térmico e acústico.
30 curiosidades que você vai gostar
Concreto FCK 25
É o concreto mais utilizado em meio urbano, sendo recomendado desde casas pequenas às grandes construções. Resiste a moderada agressividade do meio.
Pascal: Pressão exercida por uma força de 1 newton, uniformemente distribuída sobre uma superfície plana de 1 metro quadrado de área, perpendicular à direção da força. Mega Pascal (MPa) = 1 milhão de Pascal = 10,1972 Kgf/cm². Por exemplo: O Fck 30 MPa tem uma resistência à compressão de 305,916 Kgf/cm².
Quanto maior proporção cimento, maior será a resistência e o Fck. Assim, cada parte da construção exige um traço (proporção cimento, areia, pedra e água) diferente. Por exemplo, para fundações o concreto deve ter resistência (Fck) de aproximada 25 MPa. Já na laje, o concreto deve ter Fck acima de 30 MPa.
1. O valor característico mínimo da resistência do concreto admissível é fck = 20 MPa, cf. ABNT NBR 6118:2003.
Os tipos de concreto indicados para tal finalidade são: fck 35, 30, 25 e 20. A espessura do piso também influencia no modelo a ser adquirido, assim como o ambiente revestido.
O Fck do concreto é o conceito, o número que indica a sua resistência característica à compressão e que é utilizado nos cálculos estruturais. O MPa é a unidade de medida usada para exprimir os valores do FCK.
O concreto usinado também é conhecido como concreto dosado em central. Como principal benefício, podemos destacar sua previsibilidade de resistência em relação ao concreto feito na obra.
Separamos a seguir os principais e mais importantes tipos de concretos.Concreto convencional. Como o próprio nome sugere, trata-se do tipo de concreto mais utilizado nas obras. ... Concreto bombeável. ... Concreto pesado. ... Concreto projetado. ... Concreto autoadensável. ... Concreto submerso. ... Concreto pré-moldado e pré-fabricado.
Os concretos para bombeamento devem ter boa trabalhabilidade, isto é, o Slump ou Abatimento deve ser maior que 70 mm, sendo o mais recomendável, valores entre 80 e 100 mm ( Slump = 90 +/- 10 mm ).
A ABNT exige mínimo fck de 20MPa e proíbe ao projetista considerar a resistência do concreto da estaca mais que 20MPa, ou seja, é um pouco diferente daquilo que você interpretou.
RESISTÊNCIA CARACTERÍSTICA DO CONCRETO. Entre as principais inovações, a NBR 6118 traz no item 1.2 de sua revisão de 2014 a introdução do grupo II de resistência que abrange concretos entre 55 e 90 Mpa.
Quando se trata de concreto armado, o caso menos agressivo (classe de agressividade I), exige o valor mínimo de 20MPa podendo chegar ao mínimo de 40MPa, para agressividade IV. Para concreto protendido, este limites passam a ser 25 e 40 MPa respectivamente.
Trata-se de um teste bastante importante que faz parte do processo de fabricação de artefatos de concreto. A sigla FCK se refere ao termo Feature Compression Know, que traduzido para o português significa “Resistência Característica do Concreto à Compressão”.
Exemplificamos: dizer que o concreto possui Fck de 25 MPa é o mesmo que dizer que o concreto possui resistência à compressão próxima de 250 kfg/cm².
Atingida a carga máxima, é necessário dividi-la pela área do topo de prova em cm². Com isso, teremos um valor em kgf/cm², que deve então ser dividido mais uma vez por 10 para se atingir o Kck do concreto em MPa.
Já o concreto obtido em laboratório, e denominado de PFC (porosity-free concrete [concreto livre de porosidade]) chegou a 400 MPa de resistência à compressão, tornando-se o tipo de concreto mais forte já produzido no mundo.
Concreto FCK 20 com brita 1
Indicado para contrapiso, calçada e laje, desde que não seja construído outro pavimento (cômodo) sobre a mesma, esse concreto é mais barato, pois possui menos cimento em seu traço, tendo um pouco menos de resistência que o traço acima, mas nada que comprometa a segurança da construção.
Como jogar online com um amigo no Unturned?
Como colocar caixa de texto em imagem no Word?
Como ganhar dinheiro sendo estudante do ensino médio?
Qual a classificação da palavra boi?
Qual a flor que floresce o ano todo?
O que fazer para ser difícil para um homem?
Como ser um Engenheiro Sanitarista?
Como instalar PK XD no Google?
Como ser elegante no modo de falar?
Como ser advogado correspondente de grandes empresas?
Como eliminar odor de urina do colchão?
O que fazer para inovar um café?
Como fazer as curvas do bambu mossô?
Tem como jogar Free Fire sozinho?
Como secar folhas para guardar?
Como calcular a quantidade de placas de gesso?