A organização de um CEP em pesquisa é interdisciplinar, e deve obedecer às normas da Resolução 196/962. Na formação do comitê deve haver, no máximo, 50% de seus membros de uma mesma categoria profissional, devendo também ser garantida a participação de pessoas que não sejam voltadas à pesquisa.
Deve ser submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos todo e qualquer projeto que seja relativo a seres humanos (direta ou indiretamente), inclusive os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.
O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com função pública, que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no ...
As pesquisas envolvendo apenas dados de domínio público que não identifiquem os participantes da pesquisa, ou apenas revisão bibliográfica, sem envolvimento de seres humanos, não necessitam aprovação por parte do Sistema CEP-CONEP.
Depois da regulamentação da ética em pesquisa, era preciso criar formas de analisar propostas de pesquisa com o envolvimento de seres humanos, assim como acompanhar o desenvolvimento das mesmas. Nesse sentido foram criados os Comitês de Ética em Pesquisa, ideia já proposta na declaração de Helsinque.
Nos termos da Resolução n. 466/12, todo e qualquer projeto de pesquisa relativo a seres humanos (direta ou indiretamente) deve ser submetido à apreciação de um CEP. Vale ressaltar que incluem os projetos com dados secundários, pesquisas sociológicas, antropológicas e epidemiológicas.
Os Comitês de Ética em Pesquisasão órgãos colegiados compostos por profissionais e por representantes da comunidade que são responsáveis pela avaliação ética e metodológica dos projetos de pesquisa que envolvam seres humanos.
Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Manual operacional para comitês de ética em pesquisa / Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. – 4.
E, assim, ao lado de se preocupar com a “fi losofi a” e a “pesquisa”, teve de lidar também com a ética. Não obstante, a existência de códigos antigos, como o de Hamurabi, e de comportamentos morais, somente há praticamente 50 anos o ser humano procurou elaborar um documento específi co sobre a ética na pesquisa em seres humanos, o Código de Nuremberg.
De acordo com a resolução CNS 466/12, a análise da eticidade de uma pesquisa não pode ser dissociada da análise de sua cientificidade. Todavia, isso não significa que o CEP emita pareceres sobre a metodologia utilizada na pesquisa, mas sim sobre as possíveis implicações ou repercussões éticas decorrentes das opções metodológicas adotadas.
Como trabalhar os descritores de matemática em sala de aula?
Como programar o celular para desligar sozinho?
Quem são todos os profissionais da educação?
Como conseguir falar com o Maurício de Sousa?
Qual o tamanho ideal para uma cozinha americana?
Como deixar uma tela no projetor e outra no PC?
Qual a função de uma placa de circuito impresso?
É possível determinar uma demanda?
Como trabalhar com o livro na educação infantil?
Como utilizar a tela estendida?
Como utilizar o Twitter de forma profissional?
Como se tirar uma boa fotografia?
O que fazer com esses músicos?