Resposta: O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.
Entretanto, para os gregos antigos a Teoria do Conhecimento era chamada de epistemologia. Uma palavra derivada a partir de outra, do grego episteme, que significa ciência, conhecimento ou discurso. Portanto, a análise da construção do discurso e, simultaneamente, o estudo da construção do conhecimento.
Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.
A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.
Outro fato interessante é que a Igreja Católica também era detentora de todo o conhecimento. Poucas pessoas da época eram alfabetizadas ou tinham acesso aos livros, enquanto nos mosteiros existiam grandes bibliotecas. Dessa maneira, a Igreja também conseguia exercer seu poder intelectual.
Na Antiguidade e na Idade Média não havia propriamente uma teoria do conhecimento, pois, a) A ciência não estava completamente desenvolvida. b) Os antigos só se interessavam pela prática. c) Exceto pelos céticos, não se questionava a capacidade humana de conhecer.
Mas não havia limites para o pensamento do trio filosófico mais influente da Antiguidade. Sócrates, Platão e Aristóteles estavam envolvidos com grandes questões: o sentido da vida, justiça social, administração das cidades, a busca da felicidade, como ser um bom cidadão.
A produção do conhecimento, segundo a perspectiva adotada, encontra-se organicamente ligada ao modo de produção que se realiza por meio das relações existentes entre sua base material (unidade de forças produtivas e relações de produção) e as superestruturas (jurídico-política e ideológica).
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