Considerado um dos poetas brasileiros mais brilhantes, Castro Alves tem sua obra dividida em duas grandes temáticas: poesia lírico-amorosa e a poesia social e das causas humanas.
Características da Obra de Castro Alves Denunciou a crueldade da escravidão e clamou pela liberdade, dando ao romantismo um sentido social e revolucionário que o aproximava do Realismo. Sua poesia era como um grito explosivo a favor dos negros, sendo por isso denominado “O Poeta dos Escravos”.
12 grandes poemas de Castro Alves
O “poeta dos escravos” foi um poeta sensível aos graves problemas sociais do seu tempo. Expressou sua indignação contra as tiranias e denunciou a opressão do povo. A poesia abolicionista é sua melhor realização nessa linha, denunciando energicamente a crueldade da escravidão e clamando pela liberdade.
Sua obra divide-se em dois principais eixos temáticos: a temática lírico-amorosa, na qual se percebe a influência da poesia ultrarromântica de Lord Byron e Junqueira Freire, entre outros poetas; e a temática abolicionista, cuja veia social é um traço do último período do movimento romântico.
Castro Alves, também conhecido como “o poeta dos escravos”, está registrado na história da literatura brasileira como um dos poetas mais engajados na luta contra a escravidão.
Cerca de 27 poemas de Castro Alves. A Duas Flores. São duas flores unidas. São duas rosas nascidas. Talvez do mesmo arrebol, Vivendo,no mesmo galho, Da mesma gota de orvalho, Do mesmo raio de sol. Unidas, bem como as penas.
Esse acalorado certame influenciou diretamente a obra de Castro Alves, cujo engajamento social debruçava-se principalmente sobre a urgente necessidade abolicionista.
Castro Alves, ou Antônio Frederico Castro Alves, é um poeta romântico do século XIX. Nasceu em Muritiba, no estado da Bahia, em 1847, e morreu em Salvador, no ano de 1871. É conhecido como o “Poeta dos Escravos”, em função de suas poesias de cunho abolicionista.