No Renascimento a figura humana é inserida no cosmos em ligação com o micro e o macro, circunscrita em formas geométricas como na figura do Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci, ligando o homem com o universo. (DERDICK, 1996). Segundo apontamentos de Derdick (1996, p.
No Renascimento acontece uma redescoberta do corpo. Segundo Lichtenstein (2004), o século XV inventou o corpo, estudando sua anatomia, formas e expressões. A princípio os corpos traziam a beleza das formas, como os modelos da Antiguidade; depois, a necessidade de retratar o natural começa a ganhar espaço.
A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana) ...
Suas representações eram feitas sempre a partir do seu ângulo mais característico de modo que o rosto era representado de perfil com apenas um olho, assim como visto frontalmente, na lateral do rosto.
O ato de representar formas humanizadas e a utilização destas para conceber cenas do cotidiano são costumes que sobreviveram ao tempo e que possuem heranças ricas em diversas culturas devido à grande busca do ser humano por replicar a sua imagem.
34 curiosidades que você vai gostar
Ele aparece representado em pinturas, fotografias e esculturas. Assim, ao longo do tempo, podemos encontrar vários tipos de representação da figura humana, desde as esculturas de pedra da Antiguidade até os grafites realizados nos muros das grandes cidades atuais.
As primeiras representações do homem pelo próprio homem, que temos conhecimento, remetem à origem da própria arte, são pinturas parietais, no Paleolítico Superior, cerca de 40000 a 10000 a.C. Assemelham-se a sombras projetadas, materializadas nas paredes da história e evidenciam as formas de apresentação do homem ao ...
O corpo humano também tem seu espaço nas manifestações da cultura popular brasileira, seja em pinturas de artistas retratando o universo folclórico ou em obras criadas por pessoas do povo mostrando aspectos de seu cotidiano e de suas crenças.
O corpo do artista como suporte de arte
Com esta prática, o corpo do artista é tomado como suporte de arte. Até então, o corpo tinha sido representado pela arte; era tema de esculturas, de pintura, da dança etc. Com a "Body Art", ele se revela como a ferramenta principal da expressão artística.
O corpo humano em todas as suas vertentes foi fonte de inspiração para as obras de grandes pintores renascentistas, como Michelangelo e Leonardo da Vinci, este último considerado o que fez a mais perfeita reprodução da biologia do homem nas telas.
Nesse período, diversos aspectos do ser humano foram valorizados e o homem passou a ter uma posição de destaque. Assim, tornou-se o principal responsável pela condução da história da humanidade. Esse ideia foi reforçada, sobretudo, com as descobertas científicas da época.
A arte renascentista foi um movimento que aconteceu entre os séculos XIV e XVII e que foi marcado por profundas mudanças, uma vez que promoveu ideias que ousaram quebrar com os dogmas e os pensamentos da igreja.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
Percebe-se que, no período de supremacia da Igreja, as proibições e privações eram muitas, e praticamente tudo relacionado ao corpo era considerado heresia, pecado. Porém, no final da Idade Média, com o Renascimento, o corpo foi saindo do anonimato e da escuridão.
Body Art (em português, “arte do corpo”) foi um estilo artístico que começou em 1960, nos Estados Unidos e Europa, e tinha o corpo como principal expressão artística. Ou seja, a tela foi substituída por corpos humanos, tornando a arte uma “obra viva”.
Segundo a mesma autora, a representação do corpo humano começou a ser identificado nas pinturas das paredes das cavernas no final da pré-história, no período reconhecido como Neolítico (por volta do ano 10.000 a.C.), momento no qual o homem deixou de ser nômade e passou a se dedicar a agricultura, domesticando animais.
estátuas já faziam parte da cultura e manifestavam-se em temas religiosos. Nas pinturas parietais, os egípcios tinham regras rígidas com relação à representação da figura humana, eles foram provavelmente os primeiros a estabelecerem um sistema de estudos das proporções do corpo humano.
(1992). Esses estudos comprovam que a análise das representações deve considerar o contexto social, a cultura, os hábitos e a significância que os movimentos a serem representados têm para os sujeitos.
Imagem corporal é a representação mental que cada indivíduo faz de seu próprio corpo; também conhecido como consciência corpórea.
Partes do Corpo HumanoPartes do corpo humano.Cabeça.Tronco.Membros superiores.Membros inferiores.
O Corpo sempre foi tema privilegiado para a Arte. Muitas culturas percebem o Corpo como o próprio objeto de arte, pois é a partir da percepção dele que se vive quotidianamente a verdadeira experiência estética.
A pintura renascentista
De um modo geral, os pintores da renascença procuravam reproduzir a realidade, sob a influência do ideal de beleza grego. O espírito clássico, a ordem e as formas simétricas são traços marcantes dessa pintura.
Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.
Em contraste, a Arte Renascentista simbolizava os interesses da época: celebrava o ser humano, geralmente retratando rostos e figuras humanas. Os arquitetos do Renascimento não apreciavam o estilo gótico em que tinham sido construídas as catedrais da Europa.
A expansão da valorização da experiência científica, o pensamento lógico e racional colaborou para a grande mudança de mentalidade da época. Individualismo: o humanismo, o antropocentrismo e o cientificismo permitiram criar esta outra característica do renascimento.
Como é o curso de necromaquiagem?
O que é a tramitação de um processo?
Como fazer redução da pronação dolorosa?
Como tirar o lag do seu computador?
O que seria o escopo de um projeto?
Como desativar o modo de espera na TV Philips?
Qual a diferença entre curatela é tomada de decisão apoiada?
O que pode ser objeto de inventário?
Como economizar luz com freezer?
Como funciona o reaproveitamento do exame da Ordem?
Como fazer um cronograma para o TCC?
Como tratar água com calcário?
Como funciona um projeto de lei estadual?
Como fazer fogão fogão a lenha?