Os cremes dentais ou pastas de dente surgiram antes mesmo das próprias escovas dentais. No Antigo Egito, as primeiras pastas de dente eram feitas para tentar aumentar a higiene bucal por meio de uma mistura de sal, pimenta, folhas de menta e flores de íris.
Na Grécia antiga, e mesmo em Roma, os dentífricos orais se tornaram populares. Os romanos chamavam de "pasta de dente" uma mistura composta de urina humana, que tinha o poder de clarear os dentes. Além disso, outra mistura famosa na época para limpar a boca era a de vinagre, mel, sal e cacos de vidro.
Hortelã pulverizada, pó de ossos e areia já foram usados para limpar os dentes. Dependendo da época, o bafo era disfarçado com flores, pós bizarros e até xixi. Um manuscrito egípcio do século 4 a.C. registra o uso de uma pasta feita da mistura de flores de íris, folhas de menta, pimenta e sal.
Em 1850 desenvolveu um pó para limpar os dentes que se tornou muito popular entre seus pacientes. O seu filho, Lucius, que também era dentista, ajudou o pai a aperfeiçoar a fórmula, nascendo assim o Creme Dentifríco Dr. Sheffield, aquela que pode ser considerada a primeira pasta de dentes da humanidade.
Banhos públicos eram comuns e também era um costume tomar banho junto com convidados, por exemplo. E as pessoas também escovavam os dentes usando alecrim queimado.
28 curiosidades que você vai gostar
Foi na china em meados de 1.400 que surgiu a escova de dente mais parecida com a que temos hoje. Acredita que prendiam em uma vareta de bambu pêlos de porco! Pêlos de porco foram utilizados até 1938 quando finalmente surgiram as cerdas de nylon que utilizamos até hoje.
A mais antiga de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia de 3000 a.C: um pequeno ramo com a ponta desfiada até restarem apenas as fibras. A escova de cerdas apareceu na China em torno de 1498. A haste era uma varinha de bambu ou um pedaço de osso com pêlos de porco amarrados numa das extremidades.
A fórmula do creme dental Kolynos foi apresentada pela primeira vez em 1908 num encontro entre dentistas norte-americanos. Criado por Neal S. Jenkins, o produto passou a ser fabricado pela The Kolynos Company e chegou ao Brasil em 1917 por intermédio da Casa Círio, uma importadora do Rio de Janeiro.
A coisa mais parecida com um creme dental que há registro na história aconteceu no Egito e está em um manuscrito do século IV a.C. A receita tinha pimenta, folhas de mentas, sal de cozinha e flores de íris para criar uma mistura que servia para limpar os dentes.
Nos Estados Unidos, H. N. Wadsworth registrou a primeira patente de uma escova dental em 1857.
O homem já usou galhos, folha e até palitos de ouro para limpar os dentes. Por um longo período as escovas eram feitas com um osso como cabo e pelos de animais como cerdas. Uma escova mais parecida com a que usamos hoje, achada por paleontólogos na Europa, tem cerca de 300 anos.
Eles passavam jenipapo na gengiva da criança para que nascessem fortes. Na fase adulta, depois de mastigar a carne, eles lavavam a boca com água e mastigavam wotcha, uma planta da mata. Também usavam fio de tucum para limpar os dentes e escovavam com um talo de capim, igual a um pincel, conta a cirurgiã-dentista.
Os principais componentes do creme dental são: abrasivo, solvente, umectantes, espumante, aglutinante, edulcorante e agentes terapêuticos como os sais de flúor. A preocupação com a aparência tem sido uma grande preocupação do homem desde a mais remota antiguidade e, isso inclui a limpeza e clareamento dos dentes.
Significado de Dentifrício
adjetivo, substantivo masculino Que ou o que serve para limpar os dentes.
O flúor é um elemento muito importante para o controle da doença, porém a ingestão de flúor em quantidades acima da recomendada pode causar intoxicação aguda ou crônica. A fluorose dentária é conseqüência do excesso de ingestão de flúor de forma crônica durante o desenvolvimento dos dentes, independentemente da fonte.
Existem dentifrícios de abrasividade baixa, média e alta. Deve-se enfatizar que um abrasivo no dentifrício é fundamental para garantir a limpeza e o polimento dental, conforme discorreu Cury, em 2004.
Na verdade, a invenção se tratava de um pó que ajudava a limpar os dentes. Foi seu filho, Lucas Sheffield, que melhorou o produto, alterando sua fórmula inicial e o colocando em tubos flexíveis, resultando na criação da primeira pasta de dente da história: o Creme Dentifrício Dr. Sheffield.
O creme dental foi criado pelo dentista americano Washington Wentworth Sheffield, que em 1850 desenvolveu um pó para limpar os dentes que se tornou muito popular entre seus pacientes. Lucius, filho de Sheffield e também dentista, ajudou-o a modificar a fórmula, criando assim o Creme Dentifrício Dr.
Em 1806, William Colgate, fundador da Colgate-Palmolive, lançou o tubo de pasta dental, que revolucionou a maneira de vender tal produto e até o momento a venda era feita em pó ou em frascos.
Naquele ano, foi lançado o sabonete Palmolive; dois anos depois viria o lançamento do creme dental Colgate. Em 1940, o creme passou a ser fabricado no Brasil, sendo que a primeira fábrica foi aberta em São Paulo, na Vila Mariana, cinco anos mais tarde.
A Colgate-Palmolive, fundada em 1806 por Willian Colgate, chegou ao Brasil em 1927. Completando 90 anos de brasilidade em 2017, a companhia trabalha diariamente para espalhar o Sorriso Colgate a todas as pessoas, investindo em pesquisas e inovação para proporcionar saúde e bem-estar.
Quais as melhores pastas de dente?Sensodyne Branqueador Extra Fresh. ... Colgate Total 12 Gengiva Saudável. ... Colgate Total 12 Clean Mint. ... Close Up Proteção Bioativa. ... Bitufo Gel Dental Ortodontia. ... Boni Natural de Menta e Melaleuca. ... Golgate Luminous White. ... Colgate Total 12 Clean Mint.
A diferença é que e as cerdas de pelo de porco eram amarradas dentro de buracos perfurados no osso que servia como cabo. A escova mais antiga da Europa tem aproximadamente 300 anos e foi descoberta durante escavações arqueológicas em um antigo hospital municipal de Minden, na Alemanha.
As pessoas usavam gravetos pra retirar sobras de comida dos dentes, e alguns desfiavam a ponta desses gravetos para poder limpar mais dentes na boca. É uma higiene rudimentar, então por que algumas pessoas não perdiam os dentes por causa de cárie?
Essas cerdas foram trocadas depois por pelos de cavalo, que não eram ainda o material ideal, pois juntavam umidade e criavam mofo. A melhor solução apareceu em 1938, quando surgiram as primeiras escovas com cerdas de náilon, usadas até hoje.
Como ler resultado de paquimetria?
Como se dá a formação do córion?
Como funciona a construção de um metrô?
Como a ciência explica a formação do Arco-íris?
Como começar uma introdução com uma citação?
Onde ocorre a formação do organismo?
Como se forma o Arco-íris secundário?
Qual a função do vacúolo das células vegetais?
Como se forma o fenômeno El Niño que consequências ele provoca no Brasil?
O que é o alantoide como ele é formado?
Como o urânio se forma na natureza?
Porque começar uma reeducação alimentar?
O que falar na primeira reunião pedagógica?