Mas se você tem pressa uma outra maneira de cicatrização é utilizar a “cola tudo” a conhecida “cola super bonder”. É isso mesmo, apenas um pingo onde foi feito o corte e logo após já poderá colocar na terra para enraizar.
O cacto velho é fácil de multiplicar a partir de estacas ou sementes. Por via da sementeira, o processo é demorado, leva muito tempo até a muda adquirir o aspeto reconhecível de cacto. O procedimento da sementeira é realizado na primavera e deve ser feito em modo protegido.
Por separação das ramificações ("filhotes" que dão na planta principal): retire com cuidado, usando luvas e com tesoura/estilete esterilizado. Retire e deixe secar por alguns dias antes de plantar. Plante no mesmo vaso ou em outro com 1 parte de areia para 1 de terra. Regue como a planta adulta.
Nas semanas seguintes ao plantio de suas novas sementes de cacto, os brotos começarão a germinar. Cactos normalmente crescem muito lentamente, de modo que isso pode levar um mês ou mais.
Para remover a muda de um cacto globuloso, retire um bebê da planta original. Então, tome cuidado para não causar ferimentos durante esse corte. Deixe o cacto-bebê cicatrizar por dois dias, no mínimo. Com a cicatrização concluída, coloque a muda sobre o mesmo substrato preparado para suculentas.
Cultivo e como plantar a neve-da-montanha ou cabeleira-de-velho. Adequada às temperaturas amenas ou tropicais, esta planta aprecia locais com muito sol, solo bem adubado e água regular, mas não abundante. Para plantar, abrir uma cova maior que o torrão, reservando os 10 cm de terra da superfície num recipiente.
Basta colocá-los em um local fresco e arejado, para que o corte seja cicatrizado, e plantar estas estacas em um novo vaso. O enraizamento ocorre dentro de algumas semanas. Para quem aprecia cactos mais delicados, de pequeno porte, a Mammillaria prolifera é uma excelente escolha.
Durante a mudança do cacto, deve utilizar-se luvas de goma rija, à prova de picos e com um material envolvente. É importante não danificar as raízes porque poderiam fazer fungos na planta. No momento do transplante deverá eliminar com muito cuidado a terra que pretende eliminar com um objeto pontiagudo.
Obter as sementes de variedades tropicais de cactos pode ser diferente do que obtê-las de cactos do deserto, mas o conceito geral é o mesmo — remova o fruto da planta e abra-o para expor as sementes.
Seja paciente durante a germinação de seu cacto. Dependendo da espécie, a germinação pode levar de diversas semanas a vários meses. Cactos tropicais estão acostumados ao ambiente de sombra que existe sob a cúpula arbórea da selva e, por isso, geralmente requerem menos sol do que cactos do deserto.
Os cactos que vivem em vasos requerem mudanças a cada poucos anos, devido ao crescimento da planta e ao esgotamento do substrato. A melhor altura para transplantar um cacto é a primavera ou o verão (nunca no inverno).
Como surgiram as horas os minutos e os segundos?
Como ocorre o efeito Doppler na luz?
Porque mataram Bernardo Boldrini?
O que é ética e estética na música?
Como ocorre o crédito tributário?
O que significa larva no espiritismo?
Porque aparecem baratas francesinhas?
Como surgiram as feiras no período medieval?
Como surgem as diferentes cores de olhos nos seres humanos?
Por que as feiras eram itinerantes?
Por que surgiram as cidades-estados?
Como surgiram as estâncias no RS?
Por que as práticas corporais mudam?
Como referenciar print screen ABNT?
O que é cultura na construção do ser humano?
Como surgem bactérias resistentes a um antibiótico?