Para elaborar os itinerários a serem oferecidos, a escola deve apoiar e orientar os alunos das seguintes formas:
Os itinerários formativos são o conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, entre outras situações de trabalho, que os estudantes poderão escolher no ensino médio.
O Novo Ensino Médio poderá ofertar até cinco itinerários formativos que possibilitarão que o estudante a escolher em qual área quer aprofundar seus conhecimentos ao longo do ensino médio. Eles podem variar conforme o contexto no qual a escola está inserida e de acordo com as necessidades e interesses dos estudantes.
12 das DCNEM estabelece, ainda, que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo), que serão apresentados em maior detalhe na seção 4 deste documento.
O que são os itinerários formativos? Itinerários formativos são um conjunto de habilidades, competência, disciplinas, projetos, oficinas e núcleos de estudo relacionados a um tema. Essa é a parte flexível, que o aluno escolherá para se aprofundar.
Os Itinerários Formativos tratam da parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio e correspondente a pelo menos 1.200 horas totais. Eles possibilitam a contextualização do que é ensinado em relação à realidade da instituição e permite que os estudantes se aprofundem nas áreas que os interessam mais.
Cada um destes itinerários formativos deve se organizar a partir de quatro eixos estruturantes: Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo.
E o que são os Eixos Estruturantes?
No artigo de hoje, porém, vamos focar nos itinerários formativos. Flexibilidade no ensino: o que são os itinerários formativos e como funcionam?
Tipos de itinerários formativos: quais são as possibilidades? 1 Área de conhecimento Nesse tipo de itinerário, os estudantes podem aprofundar seus conhecimentos em determinada área de conhecimento e suas aplicações. ... 2 Formação técnica e profissional O estudante já quer sair do ensino médio preparado para o mercado de trabalho? ... 3 Integrado
Orientação: por fim, escolher um Itinerário Formativo no ensino médio não deve ser um processo solitário. Pelo contrário. No momento de fazer uma boa escolha, envolva outras pessoas. A equipe pedagógica da sua escola, por exemplo, é a melhor indicação para explicar as competências, tirar dúvidas sobre os Itinerários, sobre as áreas de conhecimento.
A lógica de organização dos itinerários formativos tem dois fundamentos. O primeiro é a previsão de que as qualificações obtidas por meio de cursos, etapas ou módulos correspondentes a ocupações de uma família ocupacional ou área profissional possam redundar numa titulação de nível superior a essas qualificações.
Pode usar retinol e vitamina C junto?
Qual a melhor profundidade para pescar Tucunaré?
Como achar jogos que você não lembra o nome?
Quais as etapas do processo de formulação de uma estratégia?
Qual o papel do professor no contexto da educação inclusiva?
Como se escreve o número 720 por extenso?
O que significa o símbolo da pimenta?
Qual o melhor mantra para atrair dinheiro?
Qual é a velocidade do ar para aplicação de agrotóxicos?
Quais as três atividades mais praticadas?
Quando chega o Samsung S22 no Brasil?
Qual a relação entre etnocentrismo E a cultura?
Porque é importante a empresa a incentivar o funcionário a ter um plano de carreira?
Quem fumante tem direito de fumar no trabalho?
Como falar com atendimento CPFL?