O papel do professor na educação inclusiva é imprescindível. Isso porque esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento.
Para que haja de fato uma educação inclusiva é imprescindível que os professores busquem capacitação, aperfeiçoamento e formação continuada, a fim de proceder à mediação ao receber alunos com necessidades educacionais especiais, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo.
Professor inclusivo é aquele que prepara a sala de aula para alunos especiais, oferecendo espaço para locomoção, integrando o aluno ao convívio e relacionamento com outros alunos que não possuam deficiência e que vencem os próprios preconceitos na busca de um mundo mais igualitário.
É dever do professor de educação especial aplicar metodologias e pedagogias focadas nos alunos em questão. Ele deve fornecer, caso seja possível, um atendimento individual, visando à sua melhor instrução e evolução, tanto psicológica e física quanto social.
O professor tem como artificio os materiais de recursos como forma de intervenção com a finalidade de facilitar e mediar o acesso ao conteúdo de sala, bem como o uso de tecnologia assistiva para o benefício da aprendizagem, proporcionando ao aluno um acesso adaptado à informação dada em aula.
34 curiosidades que você vai gostar
Estar em contato com seu modo de aprender, com sua singularidade, pode dar ao professor melhor acolhimento e compreensão das singularidades de seus alunos e do processo de aprendizagem19. Assim como aperfeiçoar o conhecimento específico, conhecer teorias pedagógicas e técnicas didáticas bastante variadas é fundamental.
Como se tornar um professor de Educação Especial? Há dois caminhos para quem deseja seguir na área da Educação Especial. A forma mais rápida de ingressar nessa área é cursando a licenciatura em Educação Especial. A segunda possibilidade é cursar Pedagogia e depois fazer uma pós-graduação em Educação Especial.
Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:1) Seja flexível e adaptável. ... 2) Construa uma “base” ou “retiro” ... 3) Não policie o gênero. ... 4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis.
Assim, um dos maiores desafios da formação docente na perspectiva inclusiva é instigar o educador a, além de conhecer as singularidades dos processos pedagógicos de cada um de seus estudantes para identificar meios de garantir o direito à aprendizagem, buscar reconhecer, juntamente com toda a equipe da escola — e ...
O que deve haver no solo para o plantio ser possível?
O que é bom para os cílios crescerem?
Qual o celular mais potente hoje?
Quem pode legislar sobre propriedade intelectual?
Como resetar um Xiaomi bloqueado?
Qual o horário de corte do Mercado Livre?
Para que serve o antialérgico Histamin?
Quais são as consequências do desemprego para a sociedade?
Qual é o significado do número 7?
Como calcular o percentual de faltas?
Qual o melhor usuário de Hamon?
Como ver o histórico de downloads no celular?
O que significa XV no whatsapp?
Quando se preocupar com roxo no corpo?
Por que eu tenho a cabeça grande?
Quando a cultura pode ser definida como juízo de valor?
O que significa carnaúba em português?
Porque tem que repetir o teste do pezinho?